DESTAQUES

Fisioterapia deve ser feita diariamente ou em dias alternados?

Milena Liste 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Fica a critério do seu profissional selecionar seu tratamento

por Milena Liste

"Estou fazendo fisioterapia para tratar de artrose no joelho, epicondilite e bursite de quadril (com ultrassom, tens, micro-ondas e infravermelho). Fui informada na clínica, que não se deve fazer todos os dias, mas sim em dias alternados para o organismo ter tempo de absorver o tratamento. Procede essa informação?"

Resposta: Teoricamente, a orientação procede.

Uma célula fabrica proteínas. A célula muscular, ou seja, uma fibra muscular, ao se metabolizar, seja após um exercício, seja numa lesão da fibra (por trauma, queimadura, corte-ruptura), ela fabrica aminoácidos e recompor a fibra muscular e o seu conjunto perfaz o tecido muscular. Esse metabolismo demora, se estimulado corretamente, entre 15 a 45 dias. O estímulo correto seria para a fibra muscular, exercício de fortalecimento, alongamento e repouso.

Para o tendão ou cartilagem articular, as células são os condroblastos. Estes fabricam proteínas com alto percentual de colágeno, o que refaz um tendão inflamado, como as "ites" da vida. No seu caso, a epicondilite, tendinite e bursite são clássicos exemplos. Porém, o tempo para um condroblasto metabolizar sua proteína (rica em colágeno) é em torno de 90 a 180 dias. Além do que o colágeno formado é bem molinho, fácil de ser lesado novamente. Ele deve demorar ainda mais uns 30 dias ou mais para "endurecer", se tornando resistente para executar sua tarefa.

Você está recebendo técnicas analgésicas,anti-inflamatórias e outras que aceleram o metabolismo dos condroblastos. Essas técnicas alguns profissionais não utilizam diariamente; preferem alternar os dias. Porém, numa reabilitação, como no seu caso, seria necessário uma terapia manual (como uma massagem) no quadril e cinesioterapia motora (exercícios físicos para "endurecer" o colágeno recém-formado, além de diminuir o edema profundo). A hidroterapia seria a melhor estratégia para o tratamento. Na minha opinião, se bem distribuídos, as técnicas fisioterápicas que voce deve receber, poderão ser realizadas diariamente sem interrupção. Na clínica, o que nos falta são pacientes que possam comparecer diariamente.

Então, realmente fica a critério do seu profissional selecionar o seu tratamento. Errado não está, mas pode ser otimizado, visto que você possui disponibilidade de ir diariamente.

Boa recuperação.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Liste responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



Milena Liste

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

O Jornal da Cultura veiculou matéria apontando que o brasileiro não está animado com a Copa do Mundo. E você, está empolgado?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.