DESTAQUES

Meu namorado parece esconder algo... Como fazê-lo abrir o jogo?

Eduardo Yabusaki 01/01/2016 PSICOLOGIA
Segredos não revelados podem se tornar prejudiciais à relação

por Eduardo Yabusaki

Neste caso tratamos de duas questões fundamentais para qualquer relacionamento: primeiro a questão da confiança e transparência que terão um papel decisivo no grau de envolvimento dentro do relacionamento.

E em segundo, o diálogo que é fundamental para um bom entendimento e afetividade na relacão.

Vamos abordar distintamente esses dois assuntos, alicerces que precisam ser bem construídos, seja no início ou no decorrer do relacionamento. Afinal, um relacionamento tranquilo abre espaço para um envolvimento mais intenso.

Revelar certas questões podem gerar insegurança e temor, por serem delicadas ou difíceis mesmo. Assim, espera-se o melhor momento ou oportunidade para abordá-las. Mas costuma-se passar um tempo sem que isso seja feito, isso se reflete na forma do casal interagir, criando mal-estar, conflitos e insegurança desnecessária na parceira.

Embora a privacidade de cada um deva ser preservada, é importante pensar no que possa ser melhor para o par. Segredos não revelados podem ser mais ameaçadores do que se expostos e superados.

Essas situações têm que ser muito bem avaliadas para que não gerem interferências indiretas como: mau humor, impaciência e intolerância em relação à parceira. Exemplo disso é quando o homem sofre assédio de outra mulher e se cala - e vice-versa. Tal situação o incomoda, pois essa mulher pode ser  amiga de sua esposa; e ele na intenção de preservá-la de um constrangimento, não conta nada, mas fica desconfortável. Em algum momento ele pode demonstrar seu incômodo e ela irá perceber sua inquietação e o questionará, ai vem a grande pergunta: Não teria sido melhor tê-la participado de tal inconveniente? Provavelmente sim.

Nesse aspecto o segundo tema se faz fundamental, que é a forma como o diálogo transita no relacionamento. Para tratar de assuntos delicados como esse, é preciso um bom entendimento entre as partes.  Afinal, nem sempre essas situações são bem recebidas.

Para esclarecer uma situação como essa, é preciso muita serenidade, confiança e amor. Situações em que confiança, respeito e transparência são colocadas à prova acontecem o tempo todo e o par tem que ter tranquilidade e segurança para transpô-las.

Não deixe que o medo e a insegurança contaminem sua relação, busque superá-los sempre com entendimento, diálogo e muito amor!




Eduardo Yabusaki

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br



ENQUETE

O Jornal da Cultura veiculou matéria apontando que o brasileiro não está animado com a Copa do Mundo. E você, está empolgado?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.