DESTAQUES

Como falar para meu parceiro que ele me magoou, não me mostrando fracassada ou perdedora?

Anette Lewin 01/01/2016 PSICOLOGIA
Reflita sobre o que você realmente quer passar para seu parceiro

por Anette Lewin

Resposta: A forma mais eficaz de você sensibilizar alguém que a magoou, é expressando o verdadeiro sentimento que a magoa causa, e não escondendo-o! Quem se sente magoado fica triste, decepcionado. Mostrar-se forte é uma forma de confundir o outro, de mostrar que não foi atingido pela atitude do outro, em outras palavras, mostrar que "não esta nem aí"...

Será que a expressão de um sentimento de tristeza revela uma pessoa fracassada?

Ou apenas revela uma pessoa cujas emoções funcionam adequadamente?

Emocões são sinalizadores muito importantes nas trocas humanas. Elas são os indicadores de acertos e erros nessas relações e, principalmente numa relação amorosa, só devem ser escondidas para proteger a relação e nunca para manter uma imagem.

Levando em conta essas consideracões, reflita sobre o que você realmente quer passar para seu parceiro. Se a intenção é que ele cuide melhor de você, não hesite em mostrar sua tristeza com todas as "cores" e esqueça a questão da autoimagem. Afinal todos nós, por mais fortes que sejamos, tombamos frente a uma frustração. Levantar e dar a volta por cima sem trabalhar a mágoa, fará no minimo com que aumente a possibilidade de você ser magoada novamente.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data.



ENQUETE

Paulo Coelho diz que os grandes prazeres da vida são grátis. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.