DESTAQUES

Como dividir tarefas domésticas quando marido e mulher trabalham e estudam?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Muitos casamentos terminam por questões aparentemente pequenas

por Blenda de Oliveira

"Sou casada há dois anos e meio. Trabalho e faço faculdade à noite e aos sábados até às 13h00. Meu esposo também estuda e trabalha. Porém, ele não me ajuda nos afazeres domésticos. Estou me sentindo sobrecarregada. Já pedi para ele me ajudar, mas ele fica postergando durante a semana, e isso me irrita de tal maneira que acabamos sempre brigando. Não sei o que fazer."

Resposta: É possível dividir as tarefas? Ao invés de pedir que ele faça, deixe claro a parte de cada um e faça apenas a sua.

Claro que isso pode parecer muito teórico e de certa forma difícil de pôr em prática, pois o trabalho doméstico tem uma correlação entre suas partes, mas me parece que não há outra maneira de começar a colocar um pouco mais de ordem.

Seis dicas para dividir as tarefas domésticas:

1ª) Vocês podem sentar e ver o que é mais fácil para um e para outro e, assim, dividirem o trabalho doméstico.

2ª) O desafio será você não fazer por ele e tolerar que ele fará no tempo e da forma que ele conseguir. Em alguns casos a mudança de atitude conta mais que qualquer conversa.

3ª) Deixe claro que daqui para frente a responsabilidade é dele para algumas coisas. Talvez para seu marido ainda exista uma crença que o trabalho doméstico pertença ao mundo feminino e mesmo que você esteja sobrecarregada, não vê nisso um problema.

4ª) Outro ponto que será desafiador para você, será o de tolerar o ritmo e a forma que ele conseguirá fazer.

5ª) Quanto mais discutir, quanto mais obrigar, menos possibilidade terão de conseguir avançar, por isso veja se está disposta a ter pequenas mudanças.

6ª) Se não tiver importantes mudanças talvez tenham que buscar uma ajuda para entenderem que crenças estão por trás dessa atitude de deixar tudo para você. O que se verifica todos os dias é que a maior parte dos casamentos atravessa grandes crises e, muitas vezes, termina por questões que aparentemente são pequenas e vistas por muitos como sem importância.

Boa sorte!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Você se sente infeliz no trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.