DESTAQUES

Matrix Reloaded: desvendando enigmas

NPPI - Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (PUC SP) 01/01/2016 PSICOLOGIA
Filme utilizou termos mitológicos

Ivelise Fortin de Campos e Erick Itakura - psicólogos do NPPI

Após algumas considerações iniciais, apresentadas nos artigos anteriores finalmente vamos oferecer agora, ao leitor, a elucidação de alguns dos termos mitológicos e técnicos presentes no filme Matrix Reloaded. Esses termos, para boa parte dos expectadores podem ter se constituído em verdadeiros enigmas ao serem utilizados para nomear personagens, bem como suas ações, ou lugares. Iniciaremos pelos termos emprestados da mitologia, para em seguida relacionarmos os termos técnicos de informática.

Termos mitológicos

Arquiteto - O Arquiteto da Matrix, criador do mundo onde os humanos vivem, possivelmente é uma referencia à Maçonaria, onde Deus é entendido como Arquiteto do Universo; Essa seria, inclusive a razão da Maçonaria ter adotado o compasso e o esquadro como elementos de sua simbologia.

Merovingian - O francês que mantém o Chaveiro cativo, é uma referencia aos merovingios, ordem herética dos Cátaros: Ordem gnóstica francesa, que acreditava ser descendente de Cristo com Maria Madalena. É provável que seja também uma provocação ao francês Baudrillard.

Morpheus - Personagem de mitologia grega que dorme eternamente, a fim de não perder a beleza e não envelhecer. É conhecido como o senhor do sono.

Neo - O nome do herói principal do filme significa o "Novo". Anagrama de "One", "Um" em Inglês. No Brasil, foi traduzido como o "Predestinado"; tradução essa que dá a idéia da missão do personagem, mas um pouco diferente da idéia dos diretores.

Niobe - A companheira de Morpheus, remete à mitologia grega. Princesa de Tebas, declarou-se mais importante que a Deusa Leto, por ter mais filhos do que ela, e foi punida por isso.

Persephone - A esposa do francês Merovingian, representa a divindade da mitologia grega, filha de Demeter; é a senhora dos infernos junto a Hades.

Seraph - O chinês guardião do Oráculo, é uma referência aos Serafins, uma categoria dos Anjos. Termo hebraico, que significa "ardente, flamejante".

Trinity - A "mocinha do filme". A tradução de seu nome para o português significa Trindade, provavelmente uma referencia cristã à Trindade Pai, Filho e Espírito Santo. Interessante notar que Neo é o Um, e Trinity é o três... Provavelmente Morpheus represente o número dois da Trindade.

Zion - É uma alegoria à cidade de Sião, importante na mitologia judaico-cristã.

Termos Técnicos da Informática

Agentes - Os policiais que zelam pela ordem da Matrix, sempre de terno preto, e conectados a ela. Em Informática, Agente é um sistema de Inteligência Artificial, um robô programado para reconhecer determinadas ações do usuário e responder a elas.

Backdoor (Porta dos fundos) - O cenário onde existem diversas portas na Matrix. Geralmente são entradas não convencionais que os hackers descobrem ou criam para dominar o sistema sem ter os privilégios necessários.

Bug - (Falha, defeito) - Em informática indica erro no sistema.

DDoS - Distribuited Denial of Service (Ataque distribuído) - São ataques coordenados, onde várias solicitações são feitas ao mesmo tempo para que um servidor "não agüente" tantas solicitações e "trave". Esse tipo de ataque já tirou do ar sites como Yahoo e eBay.

Exploit - Programa que explora erros no sistema, para tomar o controle do mesmo.
Invasão - Tomar controle de um sistema sem ser autorizado.

Key Maker / Key Gen - (O Chaveiro) - O velho japonês, detentor das chaves da Matrix. Todo programa precisa de uma "chave" para iniciar. Alguns exemplos típicos são os programas em versão "Trial" (experimentais) que após um tempo pedem ao usuário a chave de registro, ou a compra da licença (mediante a compra da licença uma "chave" é fornecida ao usuário).

Mainframe - Lugar onde está o Arquiteto da Matrix: computador central, onde são armazenadas todas as informações principais.

Nmap - Programa utilizado para listar as vulnerabilidades de um sistema (portscan).

Nota: Quando Trinity entra no complexo da usina e invade o sistema, ela utiliza técnicas que estão disponíveis em nossa realidade, usa o Nmap para verificar a vulnerabilidade de uma máquina da Matriz, e utiliza um Exploit para trocar a senha, e assim tomar controle desse sistema e desligá-lo.

Oracle - (Oráculo) - A misteriosa senhora negra, detentora dos saberes sobre o destino da Matrix e dos personagens: Oracle é o banco de dados, no mundo da informática é considerado como sendo o melhor banco de dados.

Portscan - Programa que procura as possíveis vulnerabilidades de um sistema.

SSH - Sistema de segurança em informática; no filme, Trinity utiliza uma "bug" real para invadir o sistema.




NPPI - Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (PUC SP)

NPPI - Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática - PUC - SP Mais informações: http://www.pucsp.br/nppi



ENQUETE

Quem não tem cão caça com o “ex”, que está receptivo. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.