DESTAQUES

Quando fico ansiosa falo mais do que devia. Como diminuir isso?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Eduardo Ferreira Santos

"Pois isso me incomoda muito."

Resposta: Quando há situações de estresse que nos deixam ansiosos é natural que nosso psiquismo reaja de uma maneira não natural.

Falar muito, descontroladamente, é um sintoma clássico de pessoas ansiosas submetidas ao estresse, assim como outras que ficam paralisadas e não conseguem falar nada.

O mecanismo que rege esse fenômeno está ligado a componentes psicológicos, mas, também (e principalmente) a uma descarga de substâncias como o cortisol (hormônio do estresse) e a adrenalina como resposta à aparente ameaça que a pessoa sente nessas situações.

O melhor caminho, a meu ver, é tentar entender o que, de fato, a está deixando "nervosa".

O que será que está sendo percebido pelo seu psiquismo como uma ameaça que a faz disparar uma "metralhadora verborrágica" como defesa?

Enfim, caso você mesma não consiga identificar a origem de sua ansiedade, vale a pena uma consulta a um psicoterapeuta.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Paulo Coelho diz que os grandes prazeres da vida são grátis. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.