DESTAQUES

Estar disponível para dar e receber afeto já muda a vida!

Dulce Magalhães 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Liberte-se das armadilhas do passado

por Dulce Magalhães

Este não é um momento qualquer, é o momento de virada do ano, de virada de mundo, de virada da vida. O futuro está chegando e trazendo boas novas para quem quer ouvir. Pode representar o começo de uma nova era para aqueles que cruzarem a fronteira da mudança.


Faça desse o momento da sua virada. Reveja seus hábitos, revise sua rotina, verifique seus processos e quebre os paradigmas. Acredite na esperança, deixe de lado os "não é possível", "não vai dar certo", "nem adianta tentar".

Substitua o desânimo pelo trabalho, o mau humor pela alegria, o desencanto pela fé. Recicle suas atitudes e renove sua energia. Coloque o melhor de você em prática e crie as condições para uma vida plena.

Liberte-se das armadilhas do passado e veja que atrás dessa muralha de limitações existe um horizonte de oportunidades. Embora tenha havido momentos difíceis, e outros certamente ainda virão, é dos melhores momentos que fazemos o álbum de nossa existência. Colecione grandes momentos. Pergunte-se sobre seus objetivos de vida e faça um plano detalhado para alcançá-los.

Não espere nem mais um dia, nem mesmo uma hora. Inicie imediatamente a mudança que há tanto vem adiando. Pratique uma atividade física, mude seu hábito alimentar, aprenda um idioma, exercite alguma nova habilidade, escreva uma carta, visite um amigo, resolva tudo o que é de sua responsabilidade e faça mais, vá além. Aproveite este momento! Lance-se à aventura mágica que é viver. Compartilhe suas alegrias com o máximo de pessoas que puder encontrar e conquiste alguns amigos para compartilhar suas tristezas.

Não espere ninguém lhe dizer que você pode, use seu poder. Faça diferente para fazer a diferença. Não tolere nenhuma pendência, arrume suas gavetas, termine de ler "aquele" livro, pague suas dívidas, ou renegocie, ou planeje como vai quitá-las. Não tolere nenhuma insatisfação, mude seu domingo, faça um programa diferente, lute por uma promoção, mereça um aumento de salário, organize uma viagem, nem que seja em sua própria cidade. Programe para onde vai nas próximas férias, recrute pessoas para compartilhar seus sonhos e esperanças, promova uma festa, participe e colabore com as festas de outros.

Não é preciso mudar tudo na vida

Você não precisa mudar tudo em sua vida, basta mudar o que é realmente importante, fazer o que precisa ser feito, viver o que de fato você quer viver. Este pode ser um momento como outro qualquer, mais um momento onde você vai repetir dia a dia a rotina dos últimos anos, ou pode ser um momento especial, onde você vai criar um cotidiano rico de experiências, feliz, repleto de novos desafios e de múltiplas realizações. É como estar diante de uma encruzilhada, onde uma série de caminhos se estendem à sua frente com muitas possibilidades novas e afortunadas. Por que repetir o mesmo caminho de sempre?

E mesmo que você faça tudo igual, faça com mais amor. Coloque prazer e alegria em seu trabalho, sinta-se bem com sua família, procure estar sempre presente para as pessoas, disponível para dar e receber afeto. Isso já vai ser muito diferente. Coloque mais de si mesmo por onde andar, deixe sua marca e uma mensagem de paz em todas as pessoas com quem cruzar. Exercite a serenidade de ser você mesmo. Caminhe com tranquilidade por entre os obstáculos, sabendo superá-los ou contorná-los, sempre que preciso. Aprenda a sabedoria do tempo, que tudo cura e tudo resolve.

Você recebeu mais uma chance, um momento a mais para compor e viver a vida que você tanto deseja. Não desperdice esta oportunidade! Pode não ser a última, mas é a melhor que você tem, porque começa agora. É um novo e renovado tempo para sua vida. Tempo de repensar, de refazer, de reciclar e de recomeçar, porque é sempre tempo de mudar.

Este não é um momento qualquer, é um momento de decisões, que vão determinar o seu futuro. Há uma esperança de que tudo dê sempre certo, e que a vida seja fecunda e rica, onde a brisa leve da felicidade possa soprar e a luz dourada da prosperidade ilumine seus passos. Tomara que sim, porém, com certeza, seu futuro será de acordo com seu mérito. Não perca mais tempo, faça por merecer!

Faço votos de um belo Natal embalado na luz do menino-amor.




Dulce Magalhães

Ph.D. em Filosofia com foco em Planejamento de Carreira pela Universidade Columbia (USA); Mestre em Comunicação Empresarial pela Universidade de Londres (Inglaterra); autora dos livros: O foco define a sorte; Manual da Disciplina para Indisciplinados; Superdicas para Administrar o Tempo e Aproveitar Melhor a Vida. Especialização em Educação de Adultos pelas Universidades de Roma (Itália) e Oxford (Inglaterra).



ENQUETE

Você se sente infeliz no trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.