DESTAQUES

Ele sempre sai para beber com os amigos e me deixa sozinha

Anette Lewin 01/01/2016 COMPORTAMENTO

por Anette Lewin

"Choro e ligo o tempo todo para ele voltar para casa."

Resposta: Quanto mais você conseguir a presença de seu namorado à força mais insegura vai ficar. Você está entrando num círculo vicioso que pode destruir sua relação. Tente sair dele o mais rápido possível! Como? Tentando preencher sua vida e suas horas vagas com atividades escolhidas por você e para você. É bastante comum os homens gostarem de se reunir só com homens para conversar sobre... coisas de homens. Resquícios da época da pré-adolescência, o famoso 'clube do bolinha'. Que mal há nisso? As mulheres também gostam, às vezes, de se reunir com outras mulheres para tricotar assuntos femininos, não é? Portanto, se o ponto for só esse, evite gastar suas lágrimas à toa. Agora, se isso é apenas parte do problema, faça uma análise mais detalhada de seu relacionamento para entender o que te incomoda de fato, converse com ele sobre essas coisas e ouça o que ele tem a dizer.

Terminei namoro, mas quero ser feliz

Resposta: Sabe quais são as verdadeiras histórias com final feliz? São aquelas das pessoas que descobrem que as paixões amorosas, sejam elas presentes, passadas ou futuras, bem resolvidas ou mal resolvidas não devam ser a única motivação na vida de ninguém. Aquelas que também conseguem se apaixonar pelo seu trabalho, seja ele qual for; que têm um hobby, ou seja, uma atividade que praticam por prazer; as que conseguem se sentir bem em sua própria companhia; as que se envolvem mais com seus sucessos do que com seus fracassos. O que importa, na verdade, não é o final das histórias. A felicidade está no somatório dos pequenos bons momentos que acontecem todos os dias. Se estivermos atentos a eles.

Briguei com meu primeiro namorado e me sinto insegura
Em quatro meses de namoro era eu quem sempre o procurava e ele nunca ligava

Resposta: Parece que você estava mais interessada nele do que ele em você, não é? Quando isso acontece, não adianta forçar as coisas. Cobranças, aliás, não são a melhor opção principalmente num relacionamento que mal começou. Mas levando-se em conta que é seu primeiro namoro, você fez o que achou que devia fazer. Aguarde o resultado. Se ele te ligar, aprenda a lição, não queira mais do que ele tem a te oferecer no momento, curta os momentos que vocês estiverem juntos e, depois de algum tempo, decida se vale a pena investir na relação. Se ele não te ligar, ligue você, mas uma vez só, para se desculpar e sentir se ele ainda quer alguma coisa com você. Não vale a pena ficar insistindo, pois isso faz mal para sua auto-estima. Se não for ele, outros virão. Melhor sair de uma relação inteira do que aos pedaços.

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.



ENQUETE

O Jornal da Cultura veiculou matéria apontando que o brasileiro não está animado com a Copa do Mundo. E você, está empolgado?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.