DESTAQUES

Incorpore naturalmente a atividade física no seu cotidiano

Nuno Cobra 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Codtidiano fornece várias oportunidades para nos movimentarmos

por Nuno Cobra

falei sobre os perigos do sedentarismo e por que o homem, desde os tempos primórdios, necessita do movimento para ter qualidade de vida.

Este artigo é um desdobramento do tema sedentarismo, onde forneço o caminho das pedras, para você se livrar da vida sedentária sem ter que, necessariamente, entrar em um academia de ginástica ou dedicar um hora exclusiva para as atividades físicas.

Se não há como, durante a semana, ter uma hora para caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta. Aproveite sua locomoção, de ida e volta para o trabalho, e implemente um pouco de movimento.

Por que faço esta sugestão?

Porque tive muito sucesso com pessoas impossibilitadas, pelo trabalho durante o dia e o estudo à noite, de se dedicarem exclusivamente às atividades físicas, mas que conseguiram aprimorar, muito, todo o seu aparelho cardiovascular da seguinte maneira:

No primeiro mês, desça dois pontos antes do seu trabalho, e a partir do mês seguinte, desça quatro pontos e na volta para casa faça o mesmo. Pode até se dar ao luxo de fazer uma distância um pouco maior na volta, pois ao chegar em casa, tomando um banho, estará renovado.

Se for de carro, arranje um local relativamente perto do seu trabalho e faça o restante do percurso a pé. Isso é muito saudável.

Se você trabalha num prédio com muitos andares, desça do elevador dois andares antes, e siga o resto a pé. O seu coração irá agradecer. Porque ele deseja e precisa muito de trabalho (atividade), para se modificar, se desenvolver e se tornar mais poderoso. Com o tempo, poderá subir quatro andares. Mas nunca exagere! Tudo tem que ser seqüente e gradual.

Não adianta subir 10 andares, uma única vez, e depois cair na inércia. É preciso praticar a atividade física de modo sistemático. Só assim haverá ganho para o seu coração e sua circulação.

Eu viajo muito. Recentemente, fui a Porto Alegre. No aeroporto, na hora de tirar a passagem de volta, preferi subir três andares de escada, lentamente, de dois em dois degraus, e ainda por cima segurando a mala. Poderia ter optado pela escada rolante ao meu lado, mas criei uma oportunidade para me exercitar. Acabei fazendo um trabalho para o bícepes e região glútea. Cheguei lá em cima satisfeito e alegre.

Quantas oportunidades não lhe são oferecidas durante o dia, mas você não está aberto. Se estiver voltado para a sua saúde e para a atividade física, se sentirá feliz, inclusive por ter feito algo por você!




Nuno Cobra

Preparador físico e mental. Treinou o saudoso Ayrton Senna. É autor do best-seller "A Semente da Vitória".



ENQUETE

O Jornal da Cultura veiculou matéria apontando que o brasileiro não está animado com a Copa do Mundo. E você, está empolgado?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.