DESTAQUES

Liderar é cercar-se dos melhores profissionais e melhorar o desempenho deles

Roberto Shinyashiki 01/01/2016 COMPORTAMENTO

por Roberto Shinyashiki

Onde está o sucesso de uma empresa?

Está na capacidade, no preparo, no envolvimento, no profissionalismo e no compromisso de seus funcionários.

Empresas de sucesso são aquelas que contam com profissionais conscientes e interessados naquilo que fazem.

Empresas que dão ótimos resultados são aquelas que contam com equipes campeãs, formadas por profissionais campeões.

Mas nada disso vai acontecer, se a empresa não tiver uma liderança que crie as condições para que sua missão seja cumprida e para que campeões se formem em seus quadros, ou campeões se interessem em vir trabalhar nela.

O papel do líder consiste em trazer os melhores profissionais para trabalhar com ele e ajudar a melhorar a atuação de cada um deles.

Uma boa ideia para que isso aconteça, é o líder fazer uma reflexão sobre como ele pode melhorar a própria performance. Sabendo como melhorar a si mesmo, ele poderá entender melhor como poderá ajudar seus colaboradores a também melhorarem.

Então, se você é um líder, habitue-se a criar listas objetivas sobre a sua equipe, para ter como referência para o seu modo de agir. Por exemplo:

Três listas essenciais:

– Faça uma lista respondendo à pergunta: “O que eu tenho de fazer para conquistar os melhores profissionais do mercado?”;

– Faça lista dos resultados que você espera de cada um dos seus liderados e do grupo como um todo;

– Faça uma lista das atitudes que seus liderados, sua equipe e você mesmo nunca deveriam tomar.

Essas são as três listas principais que recomendo e que não podem faltar em nenhuma equipe em desenvolvimento ou mesmo naquela que já atingiu o estágio de campeã. Mas você ainda pode criar outras com o mesmo propósito.

O importante é que você faça as listas e depois monitore o comportamento de sua equipe. Acompanhe cada um de seus colaboradores de perto e sempre lhes dê feedbacks sobre como estão e como podem melhorar o seu desempenho.

E também busque feedbacks de seus colaboradores, dos membros de sua equipe, das outras equipes, da chefia, enfim, de todos que possam contribuir para o aperfeiçoamento do seu grupo de trabalho.

Então, se você já é um líder, aí estão as dicas para conseguir o melhor de sua equipe.

Mas se você ainda não é um líder, essa é a melhor forma de se preparar para se tornar um.

Pense sobre isso com carinho!




Roberto Shinyashiki

É médico psiquiatra, com especialização em Administração de Empresas (MBA USP), é consultor organizacional, palestrante e autor de 12 títulos, entre eles o lançamento “Tudo ou Nada”, “Heróis de Verdade”, “Amar pode dar certo”, “O sucesso é ser feliz” e “A carícia essencial”. Mais informações: www.shinyashiki.com.br



ENQUETE

O Jornal da Cultura veiculou matéria apontando que o brasileiro não está animado com a Copa do Mundo. E você, está empolgado?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.