DESTAQUES

É possível superar insegurança sem terapia?

Rosemeire Zago 15/03/2017 PSICOLOGIA
É possível superar insegurança sem terapia?
Fonte: imagem Pixabay
Importante é buscar a causa da insegurança

por Rosemeire Zago

"Conversa com amigos (as), namorados (as) e mesmo colegas de trabalho podem ajudar a superar insegurança?"

Resposta: Você talvez consiga diminuir ou superar por algum tempo, mas em alguma situação poderá voltar. O importante é buscar a causa da insegurança e sozinha raramente poderá conseguir, pois é preciso que você se confronte com aspectos inconscientes, que só é possível através do processo terapêutico.

Toda ajuda é válida, mas é preciso ter consciência que será apenas paliativa. Pode ajudar naquele momento específico, mas e depois? Você já reparou que quando procuramos alguém para desabafar, o outro sempre tenta contar a sua própria história e ficamos com a sensação de que não fomos ouvidos? Isso acontece porque o outro pode pensar que a experiência dele vai lhe ajudar, e realmente pode ajudar, mas o que acontece mesmo, é que todos estão tão ansiosos para falar, que nem percebem o momento e a dificuldade de quem os procura. Qualquer pessoa poderá te ouvir, mas dificilmente conseguirá se aprofundar nas causas de sua insegurança, ou qualquer outra dificuldade que esteja sentindo.

É preciso deixar claro que quando se procura um profissional, ele não está lá para dar conselhos, julgar, dizer se você está certo ou errado, mas sim para pensar junto e ajudá-lo a chegar na verdade de quem você realmente é, segundo seus próprios valores. É nisso que o processo terapêutico se difere.

O objetivo da psicoterapia é o autoconhecimento e é através desse processo que você consegue mudar tudo aquilo que lhe faz sofrer. O importante é procurar um profissional com sensibilidade para entender sua dor e que lhe faça sentir acolhido. Lembre-se que procurar ajuda terapêutica é um sinal de coragem e maturidade.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 




TAGS :

    superar, insegurança, autoconhecimento, psicoterapia, psicólogo, tcc

Rosemeire Zago

Psicóloga com abordagem junguiana com especialização em psicossomática. Desenvolve uma abordagem voltada para o autoconhecimento e criança interior.



ENQUETE

Você se sente infeliz no trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.