DESTAQUES

Higiene Bucal: da escolha da escova à escovação; para adultos e crianças

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SERVIÇOS

Da redação

Dentes brancos não significam apenas beleza, mas também saúde bucal. E os cuidados começam com uma escovação bem-feita.

Ao comprar uma escova dental, o consumidor deve observar os tipos de cerdas (filamentos) existentes no mercado:

Cerdas

Arredondadas – o arredondamento das extremidades das cerdas proporcionam maior suavidade na escovação. Escovas dentais sem o arredondamento das cerdas podem causar sangramento na linha da gengiva.

Apontadas – cerdas apontadas limpam completamente os dentes, especialmente nas margens das gengivas, sem agredi-las. São mais suaves, pois a ponta da cerda é mais fina.

Retangulares arredondadas - esse modelo de cerda tem dupla ação, pois limpa a região entre os dentes, atuando de forma mais suave na linha das gengivas.

Definido o tipo de cerdas, deve-se prestar atenção à dureza do material que varia entre: extramacia, macia, média ou dura.

As cerdas ideais e recomendadas pelos dentistas são as macias que não agridem a gengiva, mas tem consumidores que preferem cerdas médias. Outro cuidado importante da escovação, que condiz ao tipo de dureza da cerda, é a pressão que se faz. Pessoas que apertam demais, devem optar por uma escova macia para não agredir a gengiva.

A escovação em 45º recomendada para adultos é a mais eficiente para a limpeza dental. O dentista Thiago Bispo explica:

"Posicione a escova com pouca quantidade de gel dental num ângulo de 45°, dirigindo as cerdas para a junção dos dentes com as gengivas. Nesta posição faça movimentos verticais em direção das gengivas para as pontas das cúspides dos dentes, no sentido de remover a placa bacteriana para fora desta região.

Associe a essa técnica, movimentos circulares, passando de dente em dente, massageando as gengivas e mantendo os dentes livres de placa bacteriana. Nesta ação, os movimentos devem ser curtos e em vai-e-vem, com vibração de três dentes por vez. Lembre-se que uma escovação ideal não está na pressão que se faz nas cerdas e sim nos movimentos corretos".

Escovação para as crianças

Thiago recomenda posicionar a escova com pouca quantidade de gel dental sobre os dentes, oriente a criança a fazer movimentos circulares ao redor de todos os dentes, anteriores e posteriores, massageando as gengivas e removendo toda placa bacteriana.

Os géis ou cremes dentais devem ser utilizados em todas as escovações do dia, pois previnem cáries e tártaro, além de garantir hálito puro e sensação de refrescância. A quantidade ideal a ser colocada na escova é aproximadamente igual a de um grão de feijão, para um adulto. Para uma criança, deve ser usada a metade da medida.

Além de escovar os dentes sempre após as refeições, deve-se visitar um dentista, pelo menos uma vez ao ano, para análises detalhadas da saúde dos dentes e boca. Anti-sépticos e fios dentais devem ser usados, sempre que possíveis, pois são ótimos complementos para a saúde bucal.

 




Redação Vya Estelar



ENQUETE

Você toparia ter um relacionamento de “amizade com benefícios”? Tratam-se de amigos que se tornam parceiros sexuais sem deixar isso interferir na amizade; o termo vem da expressão 'friends with benefits'.





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.