DESTAQUES

Tenho medo de ficar sozinha e sinto angústia e tonturas ao sair de casa

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Eduardo Ferreira Santos

"Tenho 50 anos e estou divorciada há dois anos e ando me sentindo sozinha e de uns dias para cá, sinto tonturas ao sair de casa. Alguns dias atrás me senti muito angustiada, tenho muito medo de ficar sozinha. Era ativa, fazia muitos trabalhos principalmente de artesanato, não sinto vontade de fazer nada. Sinto um vazio. O que faço?"

Resposta: O quadro descrito é consistente com o diagnóstico de Transtorno Fóbico Ansioso e este que requer uma atenção especial por parte de um médico psiquiatra.

É relativamente comum que pessoas que se sintam sós percebam uma insegurança em relação à vida.

A insegurança leva à ansiedade, que leva ao medo e, no conjunto, acaba por desencadear reações químicas no organismo com grandes descargas de adrenalina, provocando os sintomas físicos.

Sugiro, melhor, insisto para que procure auxílio com um psiquiatra.

 

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Virtude exagerada se transforma em “pecado”?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.