DESTAQUES

Cuidados com a saúde para quem trabalha em pé

Milena Liste 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Milena Liste

"Quem trabalha em pé ou tem de ficar em pé por muitas horas no trabalho, está sujeito a ter que tipos de problema de saúde? Tem como preveni-los? E para quem já tem problemas, o que fazer?"

Resposta
: Trabalhar em uma posição a maior parte do tempo pode causar doença relacionada ao trabalho.

Em 1998 o INSS introduziu o termo DORT- Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho, a qual também se usava o termo LER (Lesões por esforços repetitivos), adquirido no trabalho.

O trabalho em pé, sob o ponto de vista muscular e articular, pode gerar lombalgia. Ou seja, dor na região lombar por ficar com as pernas retas, forçando a musculatura dos membros inferiores e sobrecarregando a coluna lombar como consequência da posição em pé.

O que fazer?

Recomenda se alongar as pernas, duas vezes ao dia e a coluna lombar uma vez ao dia.

Colocar um calço sob o pé e alternar várias vezes ao dia, melhora a sobrecarga na lombar. O calço sob o pé pode ser um banquinho ou uma caixinha da altura de um degrau. Com o apoio do pé, a outra perna fica semiflexionada apoiando o corpo. A pessoa vai alternando o pé de apoio com frequência e não sobrecarrega a coluna lombar.

Quanto ao sistema circulatório, quem fica sentado ou em pé o dia todo, a circulação sanguínea (realizada pelo sistema cardiovascular, veias e artérias) torna se deficitária pela falta de movimento e pela manutenção exacerbada em carga horária na mesma posição.

- Recomenda-se a parada da jornada a cada hora ou hora e meia, deambular (caminhar) um pouco, aproximadamente cinco minutos;

- Ficar deitado com as pernas numa altura acima do coração por 30 minutos uma vez ao dia (pode ser antes ou após o trabalho, em casa). Quando a pessoa ficar nesta posição descansando com as pernas para cima, as pernas devem ficar sob uma almofada alta e assim ficará semiflexionada.

Porém, na minha opinião, qualidade de vida se estende à vida como um todo. Se o trabalhador pode fazer pausa para fumar, pode usar a pausa para se alongar. Na hora do almoço pode caminhar um pouco mais, subir escadas... Já em casa, realizar exercícios físicos aeróbios como caminhada ou corrida, esteira, bicicleta, natação ou qualquer outra atividade que fortaleça o sistema cardiovascular.

Quem já tem o agravo como lombalgia, procure um ortopedista e posteriormente um fisioterapeuta.

Quem já está com as pernas inchadas ou veias varicosas, procure um médico angiologista e um profissional de Educação Física.

Boa sorte!

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Liste responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



Milena Liste

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Você se sente infeliz no trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.