Você pode ter sido contaminado pelo vírus da dengue e nem soube

Da Redação  

Situação é preocupante, já que casos secundários podem se manifestar de forma mais grave e levar ao óbito1

Continua após publicidade

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que cerca de 396 milhões de pessoas são infectadas pelo vírus da dengue ao redor do mundo por ano1.

Dessas, apenas 96 milhões apresentam os sintomas da doença e aproximadamente 294 milhões têm dengue assintomática, ou seja, não manifestam os sinais e sintomas e nem chegam a saber que foram infectadas pelo vírus por meio do mosquito Aedes Aegypti ¹.

“Essa situação é alarmante, pois há possibilidade do indivíduo infectado pela segunda vez ter mais chance de desenvolver a forma grave da doença, que pode levar ao óbito”, explica a Diretora Médica da Sanofi Pasteur, Sheila Homsani. São quase 300 milhões de pessoas – mais do que toda a população brasileira – que correm maior risco de, em uma infecção secundária, desenvolver dengue grave, sem nem saberem que já foram contaminadas pelo vírus uma primeira vez1, 2.

Diferença entre dengue clássica e grave

Continua após publicidade

Segundo a classificação da OMS, a dengue pode ser classificada como: clássica com ou sem sinais de alarme e dengue grave³.

A doença sem sinais de alarme apresenta sintomas como:

– febre alta (acima de 38º);

Continua após publicidade

– enjoo;

– manchas avermelhadas na pele;

– dor de cabeça e muscular;

– diminuição de leucócitos no sangue – células de defesa do nosso organismo;

– e “teste do torniquete positivo”, ou seja, fragilidade dos vasos capilares3.

Já com sinais de alarme, o paciente manifesta também:

– vômito persistente, dor abdominal;

– acúmulo de líquidos, edemas (inchaço);

– sangramento de mucosas e aumento da concentração de células vermelhas no sangue com concomitante queda de plaquetas, o que pode aumentar os sangramentos3.

Já o paciente que desenvolve dengue na forma grave:

– apresenta também sangramento intenso, choque e disfunção de órgãos3.

Segundo Sheila Homsani, circulam de forma imprevisível pelo mundo quatro tipos de vírus da dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). “Não há correlação entre gravidade e sorotipo da dengue. Um indivíduo que seja infectado por qualquer um dos 4 sorotipos pode desenvolver a forma grave da doença”, explica.

Não há tratamento específico contra o vírus da dengue, apenas os sintomas podem ser tratados com medicação específica, além de repouso e hidratação3. O melhor caminho no combate à doença é a prevenção3.

Referências:

1. World Health Organization (WHO). Dengue and severe dengue. Fact sheet No. 117. [Internet] Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs117/en/index.html. Acesso em: 2017 Jul 25.

2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). População do Brasil. [Internet] Disponível em: http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/. Acesso em: 2017 Jul 25.

3. World Health Organization (WHO). Dengue: Guidelines for diagnosis, treatment, prevention and control. [Internet] Disponível em: http://www.who.int/tdr/publications/documents/dengue-diagnosis.pdf. Acesso em: 2017 Jul 25