Remoção de manchas na pele só deve ser feita por especialista

por Sonia Corazza

Quando se aborda o tema de minimizar as diferentes tonalidades da pele através de um tratamento cosmético, todo cuidado é pouco. É presico entender bem que tipo de mancha se apresenta, quais são os hábitos e atitudes da pessoa em relação à exposição ao sol e também como é a rotina de cuidados cosméticos adotada individualmente. Levando-se em consideração o número alarmante de casos de câncer de pele no Brasil, há de se ter cautela para não dissimular uma pinta potencialmente perigosa. Portanto, antes de adotar qualquer tratamento clareador, é necessário investigar, estudar e avaliar a pele em questão, para escolher as melhores possibilidades de cuidado.

Continua após publicidade

Princípio ativo

AHAs, ácido hialurônico, vitamina C, sem dúvida são excelentes princípios ativos, já consagrados, capazes de melhorar sua performance quando adequadamente combinados com as bases corretas. O equilíbrio desses ativos minimiza as diferenças de tonalidade da pele sem agredi-la.

A rotina do cuidado cosmético é essencial para obter resultados positivos na minimização das manchas, portanto há que se seguir um protocolo diário, semanal e até mensal para se obter sucesso no tratamento.

Só profissionais especialistas

Continua após publicidade

Para o cuidado em cabine, feito pela esteticista, são sugeridas as etapas de higienização da pele da face, pescoço e colo com loção antisséptica adequada, seguida da esfoliação com gel esfoliante em movimentos suaves e circulares ascendentes e depois a remoção com lenços umedecidos. A seguir deve ser aplicada a mistura de ativos combinando ácido glicólico, gluconolactona e lactobiônico em toda face e pescoço e posterior remoção.

No caso da esfoliação química, o fluído ativo deve ser aplicado por toda a face e pescoço com auxílio da espátula ultrassônica, deixando agir por 10 minutos e sem remoção; aplicar a aáscara de argila verde e gluconolactona, que também deve agir por 10 minutos. Somente depois desse intervalo de tempo deve acontecer a remoção.

Na esfoliação enzimática o procedimento é realizado aplicando-se por a toda face, pescoço e colo a gomage enzimática permitindo a secagem durante 8 minutos e então deve acontecer a remoção em forma de rollings.

Continua após publicidade

Na finalização do tratamento clareador deve se aplicar uma máscara iluminadora e um filtro solar FPS 30 PPD 12. Dessa forma o cuidado para discromias (alteração na pigmentação da pele) se torna efetivo e seguro, sendo adequado para quem vive num país abaixo da linha do Equador, com intensa radiação solar o ano todo.