A forma como nos relacionamos com o dinheiro é a mesma com a qual nos relacionamos com a vida?

por Rosemeire Zago

Resposta: A relação com dinheiro é algo bem complexo, pois na mesma medida que precisamos dele para comer, pagar nossas contas, etc, também devemos ter consciência que ele não compra paz, nem o sentimento de ninguém.

Continua após publicidade

A maneira com que lidamos com o dinheiro reflete como lidamos com o valor que temos de nós mesmos. Por exemplo, se uma pessoa não tem consciência de seu valor enquanto pessoa, dificilmente conseguirá valorizar aquilo que faz e terá dificuldade em buscar receber um valor justo pelo que realiza. São pessoas que se acomodam em situações insatisfatórias, humilhantes, por não acreditarem serem capazes de conseguirem algo melhor ou por não se sentirem merecedoras. Ou seja, é importante estar consciente de seu real valor como pessoa, como também de suas qualidades, para que você seja muito mais que qualquer valor material.

Estou desesperada, estou com muitas dívidas e não consigo pagá-las e vivo bastante triste

Resposta: É preciso pensar nos motivos que a levaram a ter essas dívidas. Há quanto tempo isso está acontecendo? Foi por um motivo específico ou por ter gastado mais que suas possibilidades? Você consegue ter o controle de seus gastos? No que mais você tem dificuldade em obter o controle em sua vida?

Para que você possa quitar suas dívidas é importante que faça um planejamento de seu salário. Você tem um trabalho? Tem alguma renda? Quais são seus custos? Já negociou suas dívidas com os credores? Tudo é possível de ser resolvido conversando e se planejando para que aos poucos você consiga resolver essa questão. Mas é importante que você reflita se sua tristeza não tem outros motivos além de suas dívidas.

Continua após publicidade

Tenho passado por grandes dificuldades financeiras e emocionais
Devido à minha atividade, não consigo me alimentar, divertir… Não consigo mais orar, coisa que me faz muito bem, são muitos os sintomas que sinto, estou vendo tudo escuro.

Resposta: Antes de tudo é preciso identificar as prováveis causas de seus sintomas. Você descreve que é pela sua atividade. O que isso quer dizer? Você gosta do que faz? Se está insatisfeito, já tentou buscar outra atividade? Ou será que não confia em si mesmo para mudar aquilo que lhe faz mal?

O que é preciso fazer para diminuir a escuridão? É preciso colocar luz. Conseguimos isso quando nos tornamos conscientes do que sentimos e queremos. Você consegue identificar seus sentimentos mais íntimos? Você sabe o que quer para você? Acredita em si o suficiente para mudar aquilo que não lhe dá prazer e satisfação? Se estiver tendo dificuldades para identificar tudo isso, procure um psicólogo que poderá lhe ajudar neste processo.

Continua após publicidade

ATENÇÃO!
As respostas dos profissionais desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia ou psiquiatria e não se caracterizam e como sendo um atendimento