Como fica o uso de cosméticos durante a gravidez?

por Sonia Corazza

Ser mãe é um dos melhores momentos da vida de uma mulher, sem dúvida, mas desde o 1º dia em que se sabe estar grávida, a mulher fica cheia de dúvidas. Quanto e o que se  pode comer?  Que tipo de exercício físico é bom? O que fazer para evitar as manchas na pele? Essas e uma porção de outras perguntas rondam os pensamentos das futuras mamães.

Continua após publicidade

Cosméticos na gravidez 

As mudanças hormonais que ocorrem na gravidez sensibilizam a pele da grávida, predispondo-a à formação de manchas denominadas cloasma gravídico. Portanto, adotar o filtro solar como proteção diária é fundamental. Escolha uma formulação com mínimo percentual de produtos gordurosos, que proteja da radiação UVA e UVB, com FPS-14, para uso diário.

Limpe e tonifique a pele diariamente, escolhendo produtos mais suaves, com baixo conteúdo de ativos potencialmente irritantes, como os ácidos de efeito peeling. Por isso, dê preferência a formulações que não contenham parabenos como conservantes e com fragrância suave, para não causar enjôos.

Abdome

Continua após publicidade

O abdome exige cuidado redobrado, o estiramento da pele que acontece durante a gestação pode favorecer o aparecimento de estrias e flacidez depois do parto.

Adote um creme para massagem diária pós-banho contendo ingredientes altamente hidratantes, como a pró-vitamina B5, manteiga de karité e óleo de semente de uva. Aplique em movimentos circulares e suaves, aproveitando o momento  para estabelecer contato com seu bebê.

Alimentação

Continua após publicidade

Tudo o que a mãe come serve como fonte de nutrição para o bebê, portanto é fundamental  priorizar a qualidade na escolha dos alimentos e manter uma dieta equilibrada.

Adote um menu equilibrado, com muitos vegetais, proteínas magras e carboidratos integrais. Preste bastante atenção e prefira alimentos ricos em:

Ácido fólico, escolha vegetais verde escuros, como rúcula, agrião, espinafre, couve e brócolis.

Cálcio, com 4 porções de laticínios, entre eles queijo branco, iogurte, ricota e leite desnatado.

Vitamina A, presente nas frutas alaranjadas como manga, papaia e damasco.

Ferro, encontrado na lentilha, ervilha, soja e flocos de cereais integrais

Isso porque as substâncias acima agregam nutrientes importantes para melhorar a 'série vermelha' do sangue – parte responsável por evitar a anemia.