Homem: fique com tudo ‘em cima’ depois dos 40

por Sonia Corazza

A boa aparência é uma exigência que massacra todos, mas o fundamental é se conhecer e saber que o processo de amadurecimento traz alterações nas estruturas da pele e do cabelo.

Continua após publicidade

Para os homens as mudanças na pele são menos drásticas, pois possuem maior produção de umidade e gordura natural, o que por si só já é uma boa proteção contra o ressecamento.

Com o passar dos anos também é importante cuidar da pele do rosto escolhendo um hidratante para uso diário com FPS de 8 a 15, a fim de evitar o envelhecimento precoce da pele. As texturas mais indicadas para a pele masculina são os géis e géis-creme, de rápida absorção e bom espalhamento, que não causam sensação de graxitude.

Cabelos que perdem cor

Em relação ao surgimento de fios brancos, o ideal é mantê-los limpos, macios e fortes. Escolha um shampoo que ative o brilho natural e a resistência do fio, procurando produtos contendo ingredientes como queratina, pantenol e proteínas hidrolisadas, que ajudam na reestruturação, vitalidade e saúde dos cabelos.

Continua após publicidade

Mas se a presença de fios brancos se tornar incômoda o ideal é buscar um tonalizante de uso semanal, que se aplica como um shampoo para proporcionar a cobertura do tom amarelado, devolvendo a aparência original da cor do cabelo.

Barbear sem traumas

Na rotina diária do homem está o barbear como etapa muito importante de cuidado facial. Escolha uma linha de produtos cosméticos com ativos benéficos para a pele, como alantoína, aloe vera e chá verde, que refrescam, hidratam e acalmam a pele agredida pelo corte da barba. Depois finalize o cuidado com um balm pós barba hidratante, de ação vitalizadora e de recuperação da epiderme.

Continua após publicidade

Os perfumes são elementos muito importantes para destacar a personalidade de cada um, dentre as novidades mais sensuais para o público masculino estão os acordes orientais amadeirados com notas de bergamota, pimenta negra e anis. Fragrâncias bem refrescantes, com notas aquáticas, folhas de laranja e vetiver, que evocam sensualidade e refinamento.

Cinco dicas para esse homem…

Vamos lá…

1ª) A etapa mais importante do cuidado da pele do homem é a limpeza, portanto capriche na escolha de um bom sabonete líquido, procurando ingredientes como extrato de aniz, algas marinhas e camomila.

2ª) Para os cabelos uma boa dica é adotar a massagem com a ponta dos dedos diariamente, para ativar a circulação periférica e manter a boa oxigenação do bulbo capilar.

3ª) Cuidar do shape abdominal também é importante, não esqueça de fazer exercícios específicos pelo menos três vezes por semana e evitar bebidas alcoólicas, limitando-se a duas doses diárias.

4ª) O cigarro é um dos grandes inimigos da beleza masculina, causando a formação de radicais livres que envelhecem precocemente a pele. Portanto, esqueça que existe cigarro!

5ª) Cuide do estresse, relaxe, respire e se acalme, pois o sistema imunológico é agredido com o dia-a-dia e o oxigênio é vital para reequilibar o organismo.