DESTAQUES

Sinto-me feia e invejo mulheres bonitas. O que faço?

Margareth dos Reis 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Conceito sobre a própria autoestima surge na infância

por Margareth dos Reis

"Também não me sinto sexy e não tenho interesse sexual. Tenho um relacionamento de quase dois anos e meu namorado sempre reclama que não o procuro, que não faço nada de diferente. Às vezes até tenho vontade de fazer algo diferente, mas travo e não consigo agir. Como saio disso?"

Resposta: Ao que tudo indica o seu problema está na autoestima! Ou seja, o seu bem-estar depende do desenvolvimento de uma apreciação mais positiva de si mesma como um todo e não da aparência em si.

Conceito sobre a própria autoestima surge na infância

A autoestima é um conceito que começa a se desenvolver na infância, no convívio com os pais, e quanto mais se mostra comprometida na vida adulta, mais possível que a associação com experiências infantis traumáticas tenha ocorrido, como a separação prolongada de figuras parentais ou a presença de pais bastante críticos, descuido ou agressão emocional, física ou sexual por parte dos responsáveis. Isso tudo inviabiliza a construção infantil e/ou adolescente da autoestima e autoconfiança saudáveis.

Desafio para melhorar a autoestima: eu posso!

O seu desafio é enxergar a vida com outros olhos! Aprender que você pode, tanto como as pessoas que inveja, ter uma história bem-sucedida do ponto de vista pessoal, amoroso, sexual e em qualquer campo que desejar atuar.

É provável que precise de ajuda especializada (psicoterapia sexual) para vencer as amarras (se bem que invisíveis) que te prenderam até aqui. Mas, uma vez liberta, você poderá se inovar e se reinventar, além de poder ver desabrochar uma mulher que pode ser sexy e seduzir. Basta entrar e participar do processo todo: início, meio e fim, e enfim, viver pra valer!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga especializada em sexualidade Margareth dos Reis responde sobre dúvidas em relação à vida sexual e sexualidade. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Margareth dos Reis

É Psicóloga Clínica, Terapeuta Sexual e de Casais no Instituto H.Ellis-SP; psicóloga no Ambulatório da Unidade de Medicina Sexual da Disciplina de Urologia da FMABC; Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; epecialista em Sexualidade pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana – SBRASH; autora do livro “Mulher: produto com data de validade” (ED. O Nome da Rosa) Mais informações: www.instituto-h-ellis.com.br



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.