Lian gong: ginástica chinesa para dores por esforços repetitivos

por Elisa Kozasa

Puxa, passei horas sentado e trabalhando na escrivaninha. De tanto escrever e digitar estou com os braços e mãos doendo. Nossa, parece que minhas mãos estão enrijecidas e meus braços duros e com a movimentação limitada. Minhas costas e articulações estão doloridas. Eu deveria ter me alongado um pouco durante minhas atividades"

Continua após publicidade

Bem, se você já teve essas sensações, dependendo da gravidade e da frequência do problema, você já deve ter passado por um ortopedista e realizado sessões de fisioterapia.

Realmente, esse é um tratamento efetivo, mas existe uma série de exercícios que podem ser utilizados como coadjuvantes nessa terapia, bem como podem servir com método preventivo a novas crises de dores por esforços repetitivos. Trata-se do lian gong.

O lian gong em 18 movimentos (exercícios terapêuticos e preventivos) foi criado pelo médico ortopedista Dr.Zhuang Yuan Ming. Ele sintetizou os conhecimentos adquiridos em sua prática clínica, na sua vivência no ensino e pesquisa de Tui-ná (manobras de massagem), nos métodos de respiração e acrescentou-lhes a essência dos movimentos das artes marciais tradicionais.

O método, desde que foi lançado em 1974, obteve uma grande aceitação dos pacientes e praticantes de exercícios, devido à sua objetividade e simplicidade. O paciente deixa de ser passivo para tornar-se ativo no cuidado de sua própria doença.

Continua após publicidade

Como o próprio nome do método indica, são 18 exercícios em cada uma de suas três partes:

-18 Terapias (ou movimentos) anterior (Qian Shi Ba Fa): previnem e tratam de dores no pescoço, nos ombros, nas costas, na região lombar, nos glúteos e nas pernas.

-18 Terapias (ou movimentos) posterior (Hou Shi Ba Fa): previnem e tratam de dores nas articulações, nos tendões e disfunções dos órgãos internos.

Continua após publicidade

-18 Terapias (ou movimentos) continuação (Shi BA Fa Xu Ji) – I Qi Gong (beneficiamento e cultivo do ar vital) previnem e tratam de bronquite crônica e debilidade funcional do coração e do coração e do pulmão.

A música é um dos elementos da prática. Há uma sincronia entre a música e o movimento: a melodia tem andamento lento para permitir a realização do movimento de modo a atender às necessidades de uma pessoa com dores no corpo e a sonoridade estimula os movimentos amplos.

Bons exercícios devem ser acompanhados de boa música, pois essa atua na potencialização dos resultados, porque imprime ritmo aos exercícios.

Atualmente, o lian gong pode ser praticado em diversas unidades de saúde ligadas à prefeitura municipal de São Paulo e de algumas outras cidades. Ele foi introduzido no Brasil pela professora Maria Lúcia Lee.

Dicas de leitura:

Lee, Maria Lucia. Lian Gong em 18 Terapias: Forjando um Corpo Saudável. Ed .Pensamento, São Paulo,1997.
Lee, Maria Lucia- Lian Gong Qian Shi Ba Fa-Lian Gong em 18 Terapias Anterior: Dr.Zhuang Yuan Ming e Zhuang Jian Shen. Ed. Pensamento-São Paulo-2005