‘O Segredo’ é muito bem-feito, mas possui falhas

por Angelo Medina

'O Segredo' é o livro de autoajuda mais bem escrito até o momento. Isso não é um exagero, mas o livro apresenta falhas.

Continua após publicidade

O grande mérito de O Segredo é o de ser um livro monotemático, focado principalmente na lei da atração. Segundo a autora Rhonda Byrne, produtora australiana especializada em programa de variedades para a rádio e TV, a lei da atração é o grande segredo da vida.

Não é à toa que o nome do livro The Secret foi uma grande jogada de marketing milimetricamente planejada e a produção do livro idem: capa dura, design bem-cuidado, papel couchê…    Em dois meses de lançamento já é o maior fenômeno editorial da história com mais de seis milhões de cópias vendidas.    

Bolero de Ravel

O que diferencia O Segredo dos demais livros de autoajuda é o fato de se explorar à exaustão a lei da atração. Normalmente a lei é citada en passant e aplicada a um determinado objetivo: atrair prosperidade, saúde, um grande amor…

Continua após publicidade

Rhonda fez o inverso, coloca a lei em primeiro plano e deixa os objetivos quase que como um pano de fundo. Na sequência, dedica-se à aplicação da lei nas diversas áreas da vida. Numa retórica, à primeira impressão repetitiva, ela introduz o leitor aos poucos nos mecanismos do funcionamento dessa lei. Ela consegue seu intento: mostrar a quem lê, o quão importante pode ser essa lei, que até então, era apenas uma máxima veiculada em livros de auto-ajuda.        

Parece que Rhonda ouviu muito o Bolero de Ravel para desenhar seu discurso. A lei da atração é exatamente uma célula melódica que se repete e vai sendo aos poucos ornamentada com os instrumentos, que entram um a um no arranjo, dando cada vez mais força e vida à melodia; no caso, força e importância à lei da atração e como aplicá-la: passo a passo.     Em tese se resume em três passos: peça, acredite e receba

Mas onde 'O Segredo' peca?

Continua após publicidade

A autora afirma que a lei da atração é superfácil de ser aplicada. Mas não é bem assim. O escritor e psicólogo Roberto Goldkorn, colaborador do Vya Estelar e autor de vários livros de autoajuda, explica:

"A mensagem do filme baseada na lei da atração está 100% correta, mas não é fácil aplicá-la. Isso porque muitas vezes é preciso morrer em parte, renunciar a personalidades viciadas na perda, na solidão, ou na pobreza, o que é claro que não se faz assim com o estalar dos dedos"  – clique aqui e leia mais.

Física quântica

A ciência que busca comprovar a eficácia da lei da atração é a física quântica. Estudiosos do assunto acreditam que isso aconteça ainda no século XXI. Essa ciência é tratada no livro de modo superficial.      Não que isso seja uma falha, mas Rhonda não se preocupou em justificar de forma científica, com o que se sabe até hoje, por que a lei da atração pode funcionar.

Remédios para todos os males?

O médico especializado em medicina tradicional chinesa Jou Eel Jia colaborador do Vya Estelar admite que os pensamentos podem alterar a fisiologia do organismo. Um pessoa com medo de um perigo iminente terá uma descarga de adrenalina e todo o seu organismo irá se preparar para agir diante de tal situação. Mas em contraposição à ideia de Rhonda, ele afirma que pensar e agir como magro não fará ninguém emagrecer. É preciso ter atitude para atuar sobre a fisiologia do organismo – clique aqui e leia mais. A mensagem de O Segredo está correta, mas não é verdadeira, porque coloca uma meia-verdade como sendo uma verdade absoluta. Pois não se falou em atitude. A lei de atração, por si só, não poderá resolver tudo.

Mas afinal, a mensagem transmitida em 'O Segredo' funciona?

Para mim e para o escritor Roberto Goldkorn: sim. Mas com as ressalvas citadas. O pensamento, por si só, não muda a vida de ninguém. Portanto, aja, peça, acredite, sinta como se já tivesse recebido; e receba.  

De onde vem 'O Segredo'?

Para produzir livro e filme Rhonda Byrne reuniu uma equipe de professores, cineastas, designers, autores e editores.  O livro traz depoimentos de filósofos, psicólogos, guias espirituais, empresários, metafísicos e físicos quânticos. 

O Segredo

Pontos positivos

– Explicação e aplicação da lei da atração

– Valorização da lei da atração

– Culto ao pensamento positivo

– Resgate da autoestima (Eu mereço!)

– Resgate da autoconfiança (Eu posso!)

Pontos negativos

– Lei de atração não é fácil de ser aplicada

– Lei da atração não é remédio para todos os males

– Não explica com profundidade por que a lei da atração funciona

– Não valoriza a necessidade de atitudes para atingir metas

– Pensamento, por si só, não muda vida de ninguém