Imaginação guiada e sua aplicação terapêutica na medicina

por Alex Botsaris

Imaginação guiada é uma técnica de relaxamento e direcionamento do pensamento que pode tratar várias doenças e que tem se mostrado bastante promissora nas pesquisas. Não está claro quando essa técnica foi criada. Ela se assemelha a outras técnicas terapêuticas como psicodrama, programação neurolinguística e hipnose. Nos anos 20 dois autores, Kretschmer e Desoille chamaram uma técnica de tratamento muito semelhante de “daydream therapy” (terapia do sonho acordado). Quem finalmente deu o nome de imaginação guiada foi Schoettle em 1980.

Continua após publicidade

Desde então a imaginação guiada vem sendo usada no tratamento de várias doenças. É no tratamento auxiliar de câncer que a imaginação guiada tem sido mais empregada. Portadores de câncer tem uma melhora da qualidade de vida, redução dos efeitos colaterais de rádio e quimioterapia, melhora dos parâmetros imunológicos, melhora do humor, e redução de queixas de dor.

A imaginação guiada possui muitos efeitos no sistema imunológico. Além de melhorar a resposta imune, em pacientes com imunidade deprimida pela quimioterapia, ela aumenta a quantidade de glóbulos brancos circulantes, assim como a capacidade desses glóbulos de englobar e destruir microorganismos.

Nesses estudos, os pacientes foram estimulados a imaginar seus glóbulos brancos defendendo-os contra agentes agressores.

Essa técnica mostra de forma definitiva como a mente e a fisiologia do organismo estão estreitamente ligadas. A imaginação guiada ainda tem capacidade de combater a dor, relaxar a musculatura esquelética, auxiliar no controle da bexiga e reduzir a pressão arterial.

Continua após publicidade

Estudos

Num estudo feito no Hospital William Beaumont no estado americano de Minessota, 30 mulheres com cistite interticial tiveram melhora de vários parâmetros como dor e freqüência urinária. E importante considerar que essa doença, a cistite intersticial possui poucos tratamentos efetivos na medicina.

Num outro estudo feito na Universidade de Yowa, num estudo com 62 mulheres hospitalizadas com câncer a imaginação guiada ajudou a reduzir sintomas de dor. Entretanto mais pesquisas são necessárias para se definir os benefícios dessa técnica. Ela tem sido usada também no tratamento de ansiedade, depressão, fibromialgia, dor causada por osteoartrite, e na prepraração de pacientes para cirurgias e procedimentos como colonoscopia.

Continua após publicidade

Bastante popular nos Estados Unidos a imaginação guiada ainda é muito pouco utilizada e estudada no Brasil. Seria muito positivo se nosso pesquisadores se interessassem mais por essa técnica de tratamento.