Meditação: o caminho do futuro

por Nicole Witek

Já se sabe que todos os chefes de governo, os premiados com o Nobel, os diretores executivos, as grandes empresas e os titãs da mídia se encontraram há pouco tempo no "2014 World Economic Forum" em Davos, na Suíça.

Continua após publicidade

A meta desse encontro é estudar as perspectivas futuras de uma vida melhor para as pessoas. Não se pensa em amontar dinheiro nem poder. O estado de espírito é diferente… bem diferente. E neste ano foi ainda muito mais diferente!

Tudo começa com conversas de suma importância com relação à saúde e bem-estar, compartilhar, uns com os outros, o que poderia aumentar o bem-estar das pessoas para que elas vivam melhor.

A pergunta foi: "O que quer dizer, viver uma vida boa?"

Essas primeiras conversas influenciaram os eventos da semana em Davos e surpreenderam muitos. Esse ano mudou tremendamente o tom das discussões:

Continua após publicidade

No meio dos atendentes do Meeting de Davos, encontrava-se o monge budista cujo escaneamento do cérebro há uns anos atrás, enquanto ele estava meditando na compaixão, revelou pela primeira vez uma atividade extraordinária do córtex pré-frontal esquerdo, o que apontou uma grande capacidade para a felicidade e uma tendência muito baixa ao negativismo.


Matthieu Ricard: monge ensina técnica para atingir felicidade e paz

A semana em Davos, Matthieu Ricard (1), esse mesmo monge, ensinou como chegar à felicidade e à paz graças a "mindfulness", a plena consciência. Foi com sessões de madrugada, antes dos encontros, que o monge ofereceu uma sorte de métodos que revelam a importância de ser feliz para o bem-estar e a saúde. O que se pode adquirir e treinar…

Continua após publicidade

Matthieu Ricard também deu alguns conselhos para executivos estressados como Mohamed El-Erian – CEO of Pacific Investment Management Co – que anunciou sua demissão naquela mesma semana dizendo: "Não se pode sacrificar a paz do espírito ao trabalho". O monge converteu no mínimo um economista que começou com ele a prática da Meditação Transcendental (2).

O que adianta se você vive sem perceber a qualidade do momento que passa; o que adianta se você não sente alegria interna?

Poderia o Fórum de Davos abrir novos caminhos, mostrando várias abordagens sobre a meditação?

Parece que sim! Leia o que aconteceu depois do Fórum.

A revista Time anunciou em sua capa uma "revolução" na cultura dos Estados Unidos da América e no mundo: "Há uma grande mudança começando em 2014".

Além das escolas que abrem as portas para a Meditação, com plena consciência que podem melhorar o desempenho dos alunos, ela também está sendo praticada em locais mais surpreendentes:


Há uma grande mudança começando em 2014

Em Barrington, Estados Unidos, o chefe de Polícia John M. LaCross (3) conduziu uma sessão de meditação, de 11 minutos, usando técnicas de respiração e visualização, para ajudar umas famílias que perderam seus entes queridos. John M. LaCross é também master em reiki. Ele mudou o foco para ensinar e divulgar a meditação na plena consciência do trabalho dos policiais. Sua meta é ajudar os indivíduos e as comunidades.

Ele falou: "trata-se de compaixão, respeito para com os outros, relacionar-se com os outros com dignidade… É um trabalho muito difícil de segurança pública. Deve-se estar forte nos tempos de crise. Você não deve mostrar emoção, porém, todos nós somos humanos, só que usamos roupas diferentes para trabalhar".

Na Universidade da Califórnia, Berkley, o professor de direito Charles Halpern (4) costuma ensinar "Effective and Sustainable Law Practice: The Meditative Perspective".

O professor Charles Halpern também oferece vários tipos de treinos para desenvolver as aptidões, como: melhorar a atenção, desenvolver a empatia para com os outros, ou interagir com os outros com empatia.

Nas tradições orientais, a meditação é uma medicina do corpo e do espírito. Cientistas do mundo inteiro já demostraram os efeitos positivos dessa prática sobre a saúde física, mental e psíquica.

A meditação é o caminho do futuro, os participantes do Fórum de Davos sabem que o desempenho de nosso potencial, se quisermos melhorar nossa qualidade de vida e nosso futuro, passa pelo desenvolvimento das capacidades de nosso cérebro de se conectar com diferentes níveis da nossa realidade.

O futuro está em marcha. Fico feliz de assistir a esse grande momento de evolução.

Obrigada ao yoga e as tradições orientais.

(1) Matthieu Ricard: vive perto de Dalai Lama, tem Phd em genética molecular. É o tradutor do Dalai Lama em francês, escreveu vários livros, une o seu interesse pela física quântica ao budismo. Fez trabalhos sobre a mente e participou de pesquisas sobre a meditação, a ciência e o budismo nos Estados Unidos.
(2) Matthieu Ricard converteu durante a semana em Davos o economista Nouriel Roubini, quem postou uma foto dele mesmo com Matthieu Ricard, depois de ter recebido uma aula de Meditação Transcendental. http://t.co/4gJJSAQLX9.
(3) Chief Police John M. LaCross RI, Estados Unidos: ver www.providencejournal.com de 23 de fevereiro de 2014
(4) Charles Halpern: www.law.berkeley.edu

Atenção!

Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento