Fazer alguma atividade artística exercita a mente

por Elisandra Vilella G. Sé

A arte é uma forma de linguagem, portanto também uma forma de expressão do ser humano. A arte embeleza a vida e possibilita o ser humano a ser versátil e a ter criatividade.

Continua após publicidade

A arte é fonte de alegria, quantas vezes não ouvimos pessoas que escrevem poesias dizerem que o coração fica mais gostoso quando expressa algo através da literatura ou por outra forma de arte como a música por exemplo. É que pensar, agir, perceber e sentir estão juntos em todas as situações da vida. A arte é definida como sendo o belo, o verdadeiro, o bem.

Buscar qualidade de vida e satisfação também é buscar o belo, despertar para a sensibilidade, perceber o que está ao seu redor, não apenas a utilidade dos objetos, mas perceber tudo que existe no mundo de forma material ou natural enxergando a beleza, estética das formas e das estruturas. É preciso perceber o mundo como uma paisagem viva. Só assim os estímulos que estamos expostos nos tornam significativos.

As artes permitem o desenvolvimento e manutenção da mente ativa, estimulando a capacidade abstrata sem fronteiras precisas, sem classificações rígidas, porque a arte transcende a esfera material, a representação. As manifestações artísticas é resultado de alto nível de criatividade, de ideias originais.

Com o processo de envelhecimento mesmo com mudanças biológicas não é verdade que os sentidos se embotam. Enquanto houver boa saúde e mente estimulada é possível submetê-los a exercício.

Continua após publicidade

Para o exercício de uma arte, como para toda destreza corporal de maneira geral, é preciso experimentar sensações no conjunto do corpo. A arte nos dá a possibilidade de concretizar a imaginação e aumentar assim a compreensão daquilo que se exercita, estimulando funções cognitivas e criando conceitos importantes na mente, além de fazer brotar sentimentos de alegria. A arte nos permite experimentar sensações agradáveis.

Vejamos algumas das principais formas de arte que nos causam impressões, sensações atingindo nossos sentidos.

Poesia: gênero lírico

Continua após publicidade

A poesia, por exemplo, ou gênero lírico é uma das sete artes tradicionais, por meio da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém). Num contexto mais amplo, a poesia aparece também identificada com a própria arte. A poesia, no seu sentido mais restrito, parte da linguagem verbal e, por meio de uma atitude criativa, transfigura-a da sua forma mais corrente e usual (a prosa), ao usar determinados recursos formais.

Pintura: estimulo à visão

A pintura que consiste na técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície bidimensional, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.
Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; muitas das obras de arte mais importantes do mundo. Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, trabalhando impressões luminosas que chegam à retina estimulando a visão.

Música: só sensação

A música, que é um dos ramos da arte, está inteiramente no domínio da sensação. A música, melhor do que a palavra representa o movimento, exercendo efeitos diversos nos indivíduos. A reunião da música e da dança, duas formas de expressão artística se fortalecem formando uma só arte. A dança é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos coreografados ou improvisados, livres. Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento.

Dança: bem-estar e saúde

Durante muitos anos a dança foi considerada apenas como um instrumento de recreação e lazer. Tanto os médicos quanto os leigos, ao pensarem numa atividade física adequada para idosos, consideravam apenas a hidroginástica e a caminhada. Hoje sabemos que a dança é uma atividade física positivamente associada à saúde psicológica e ao bem-estar emocional dos idosos.

Teatro: drama e comédia

E por fim, outra forma de expressão artística que também estimulam reações sensíveis, alegres e exercita a memória e a retórica é o teatro. O vocábulo grego Théatron estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vai para ver". Entretanto, o teatro também é o lugar onde acontece o drama frente à audiência, complemento real e imaginário que acontece no local de representação. Ele surgiu na Grécia antiga, no século IV a.C. Toda reflexão que tenha o drama como objeto precisa se apoiar numa tríade: quem vê, o que se vê, e o imaginado.

No teatro ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos na platéia. Uma importante forma de arte que também são expressões exteriores que estimulam capacidades abstratas e a imaginação. O teatro deveria ser incorporado às atividades dos centros de convivência para idosos e Faculdades Abertas à Terceira Idade.

O trabalho criativo exteriorizado de forma espontânea nos traz satisfação, alegria, qualidade de vida, mente ativa e movimentam nosso íntimo. A arte nada mais é do que uma psicologia prática. A pessoa que exercita seus dons artísticos adquire o hábito de observar seus próprios sentimentos, transformá-los e de exercitar o autoconhecimento.

Procure buscar seus valores artísticos, não existem limites para a criatividade e inspiração. A arte não é questão de gênios, só exige motivação e sensibilidade. Todos somos capazes de expandir nossas competências e habilidades, uns mais, outros menos. O importante é deixar desabrochar a mais nobre inspiração e criar o que você acha que poderá ser contemplado, produzindo sensações positivas, produzindo obras-primas que penetrem a alma.

Depois é só uma questão de treino e aperfeiçoamento. Assim você estará exercitando a mente. Não existe alegria maior que a de perceber que nós podemos, ainda, chegar a resultados incríveis a partir de faculdades que dormem em nós.