Descubra se você é uma pessoa mais yin ou yang

por Jou Eel Jia

Yin e yang representam as formas como as energias se manifestam. São conceitos que fundamentam a MTC, com princípios opostos e complementares.

Continua após publicidade

Veja alguns exemplos de manifestações naturais

Yin

Terra, Lua, noite, Inverno, umidade, frescor

Yang

Continua após publicidade

Sol, dia, céu, verão, secura, calor, superfície

As pessoas podem ser yin e yang ou estarem mais yin e yang

Pessoas yin: são mais sensíveis, emotivas, intuitivas, introvertidas e serenas. Essa energia mais calma correspondente a uma atitude mais receptiva, conciliadora, cooperativa. Mas também pode ser dispersa, passiva, lenta, fechada e melancólica.

Continua após publicidade

Pessoas yang: são mais autoritárias, possessivas e agitadas.

O yang corresponderia à atividade agressiva, expansiva e competitiva. Focaliza um objetivo e procura atingi-lo, é rápido, entusiasmado, quente e explosivo.
Se você for muito yin deve procurar cultivar atitudes mais yang e vice-versa, isso ajudará a equilibrá-lo.

Temperamentos yin e yang e o ambiente de trabalho

Para que não aconteçam conflitos, o ideal e que pessoas yin trabalhem em ambientes mais yang e pessoas mais yang trabalhem em ambientes mais yin. Isso porque incorporamos a energia do ambiente onde estamos.

O temperamento exaltado do yang em um ambiente agitado fica mais ativado. E o yang assim pode se tornar mais patológico.

Já o temperamento introspectivo do yin num local isolado e tranqüilo, ativa esse estado. A pessoa tende a ficar mais lenta, dispersiva ou até depressiva.

Temperamentos yin/yang e a saúde

O temperamento explosivo do yang tende a doenças como a hipertensão, o que pode levar até mesmo a um infarto do miocárdio.

O temperamento yin retém muito as emoções e os problemas e por isso tende a problemas no sistema digestivo.

Yin/yang e menstruação

Mulheres mais yang, devido a sua energia expansiva, sangram mais e mulheres mais yin sangram menos por serem mais fechadas.