Mulher brasileira sabe ser natural ao se maquiar

por Sonia Corazza

Mulher brasileira sabe ser natural. Prepara bem a pele, escolhe bases líquidas de efeito mate, espalha bem para garantir uniformidade. Enche os cílios de máscara, penteia as sobrancelhas com uma escovinha. Contorna os lábios com lápis delineador de tom pele e exagera no gloss.

Continua após publicidade

Tudo certo… Mas como escolher bons produtos?

Regra número 1: segurança para a pele e mucosas

Imperativo lembrar: a área dos olhos e a região que contorna os lábios são compostas por uma pele muito delicada que precisa de respeito à sua fisiologia.

Nunca use produtos que não foram destinados a esse fim. Blush não pode ser usado como sombra. Batom não serve para colorir maçãs do rosto.

Continua após publicidade

Quando um formulador escolhe matérias-primas tem em mente a segurança e a utilidade de cada ingrediente para o destino que se propõe.

Os corantes e pigmentos são divididos em categorias químicas distintas, com restrições de uso e limites de concentração para cada uso. Portanto, atente-se para o que o fabricante indica: sombra é para ser usada nas pálpebras, batom nos lábios, blush nas maçãs do rosto e existem lápis para delinear cada pedacinho específico do rosto. Respeite isso, afinal a sua segurança está em jogo.

Bases de makeup multifuncionais

Continua após publicidade

Atualmente as bases líquidas, cremosas e semi-sólidas evoluíram de tal forma que agregam várias qualidades num só produto. Além de homogeneizar textura e tonalidade da pele também hidratam e protegem a pele da radiação solar. Fantástico!

Escolha as mais fluidas e leves para pele mista e oleosa, são fórmulas que não contribuem para formar comedões, nem espinhas e proporcionam efeito bem natural. Deixe as cremosas e mais pesadas para disfarçar manchas ou cicatrizes. Afinal, a maior presença de pigmentos e substâncias espessantes pode também acarretar em um visual mais carregado, além de representar maior potencial comedogênico.

Áreas nobres

Olhos e lábios, cuidado com essa vizinhança! Além de evitar o contato com essas mucosas, é importante que os produtos escolhidos tenham mínimo potencial irritativo ou sensibilizante. Preferencialmente também devem ser livres de conservantes como parabenos e liberadores de formaldeído. Se possível escolha os sem perfume ou que este seja comprovadamente hipoalergênico – não causa alergia.

E é isso, maquiagem natural, segura e atual, exatamente como a brasileira merece.