Busca pelo corpo bonito deve ser totalmente natural

por Nuno Cobra

Matéria recente publicada em Veja, mostrou uma pesquisa feita pela MTV em sete capitais com 2359 jovens. A pesquisa constatou o seguinte: 37% dos jovens definem sua geração como a geração vaidade, sendo que 75% deles praticam esportes.

Continua após publicidade

Fico feliz em ver a preocupação dos nossos jovens, principalmente na faixa dos quinze aos trinta anos, em investir no seu corpo e se auto-definirem como geração vaidade.

À primeira vista não há nada de errado no fato de o jovem ser vaidoso e buscar um corpo bonito. Já que a atividade física é o caminho inverso do sedentarismo, que trás muito males para a saúde.

É muito bonito ver as pessoas preocupadas com o seu corpo, evitando refrigerantes, alimentação gordurosa e principalmente fritura. Isso é maravilhoso.

O corpo é o nosso maior patrimônio. É tudo que temos nessa breve passagem pela vida. Justamente por isso, a preocupação com o corpo é de extrema importância.

Continua após publicidade

No entanto, a mídia acaba formando uma visão distorcida de culto ao corpo, onde as pessoas buscam um corpo que não combina e nem faz parte de seu biótipo e de sua genética.

Busca pelo corpo bonito deve ser totalmente natural

As pessoas precisam aprender a respeitar o corpo como ele é. É claro que buscando de forma completamente natural, que ele se torne mais homogêneo, mais equilibrado, mais bonito… Mas sem que isso vá interferir em sua saúde.

Continua após publicidade

Seria um contra-senso, à custa de qualquer preço, buscar um corpo bonito, dentro dos padrões culturais, e ir contra as bases estruturais fisiológicas orgânicas desse próprio corpo.

Garotas

Digo isso porque vejo no meu consultório muitas garotas com o corpo bem harmonioso querendo perder gordura. Muitas vezes fico chocado em ver muitas delas até magras, querendo ficar ainda mais magras.

É preciso que essa nova geração repense de forma mais profunda o que vem a ser beleza. E deixar de seguir o exemplo dessas profissionais das passarelas que, por trabalhar com roupa, necessitam ser muito magras.

Peso e altura

As modelos possuem um peso em relação à altura maior do que 20 pontos ou quase chegando a 30. Gisele Bündchen, por exemplo, tem 1m79 e pesa 52 kg. Isso não pode ser considerado padrão de beleza e muito menos de saúde.

Como profissionais as modelos merecem todo meu respeito, porque batalham arduamente e sofrem demasiadamente para manter essa relação absolutamente anormal de peso e altura.

É necessário também que a mídia mostre de forma contundente, o quanto elas sofrem e judiam de sua saúde para manter uma 'estatueta', que atenda esse tipo de mercado.

Ultrapassar a diferença de 10 pontos na relação entre peso e altura é desaconselhável. Até 10 considero um limite saudável. Principalmente a mulher, pelas suas características de maternidade, necessita de uma reserva maior de gordura em relação ao homem. Esse percentual lhe dá a necessária proteção e até mesmo um contorno mais roliço. Além do mais, uma leve saliência no seu ventre oferece justamente esse algo sensual e tão atrativo ao homem.

Essa busca da 'barriga tábua' é um modismo passageiro e contraria frontalmente as bases biológicas da mulher e não pode ser mantida, sob pena de criar pequenas neuroses.

Garotos

O homem pela quantidade maior de músculos, pode ter uma relação entre peso e altura até menor que 10 pontos, havendo uma variação conforme seu biótipo e atividade física.

Devido a essa exacerbada vaidade, muitos se atiram em qualquer tipo de prática, que lhes dêem uma aparência supostamente melhor, exagerando no trabalho com o corpo. Isto não tem nada de saudável, mesmo que fosse apenas através de esportes ou musculação.

'Bombas'

A maior desgraça é que muitos buscam o uso de esteróides anabolizantes – clique aqui leia artigo exclusivo sobre o tema – e todo tipo de medicamento, sejam eles quais forem, para fazerem seu corpo crescer a qualquer custo. Com isso adquirem uma quantidade de músculos tão exagerada que, além de não ser de nenhuma utilidade, exerce um esforço cardíaco muito grande, para abastecer de sangue toda essa área geográfica, até então desconhecida pelo corpo. Isso força o coração.

É importante essa vaidade dos nossos tempos e essa preocupação nova com o corpo, mas é necessário entender definitivamente os seus limites e reais necessidades.

Como ter um corpo bonito de modo natural

O trabalho com o corpo deve ser voltado para a busca incessante de um sono reparador, uma alimentação adequada ao gasto calórico e qualquer atividade física que explore continuadamente seu potencial, fornecendo equilíbrio mas, acima de tudo, muita saúde.

Musculação natural

Prefira uma musculação natural, que é o trabalho muscular com o peso do próprio corpo.

Caminho do meio

A busca contínua do caminho do meio ao praticar qualquer atividade física, é o objetivo maior e deve ser procurado por todas as pessoas. Esqueça os extremos. O sedentarismo, ficar sem fazer nada, é péssimo. Mas fazer demais também é uma agressão, que vai exigir lá na frente, um tributo caro para o seu organismo.