Os segredos da boa saúde mental

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

por Nuno Cobra

Hoje em dia, fala-se muito em saúde mental. Mas afinal, quais seriam as dicas para se ter uma mente saudável? O ponto básico do meu método é:

Continua após publicidade

Quem muda o corpo, muda também sua cabeça e suas emoções.

Mente e corpo estão baseados num elemento básico que é o oxigênio. Portanto:

A base da boa saúde mental são as atividades cardiovasculares.

A atividade cardiovascular, proporciona o bom funcionamento de nossa bomba ejetora (coração) e do aparelho circulatório.

Continua após publicidade

Quando melhoramos esta eficiência cardiovascular, melhoramos a nossa performance mental. Porque o sangue que abastece o fígado e supre o baço, é o mesmo que alimenta o cérebro, levando os nutrientes, tornando-o, mais oxigenado e lúcido. Em consequência, melhora-se a articulação do pensamento, a rapidez do raciocínio e o equilíbrio mental, atingindo assim uma boa saúde da mente.

O nosso organismo não funciona em departamentos estanques, mas de forma interligada, onde tudo mexe com tudo.

A saúde mental está ligada à saúde física, sendo absolutamente impossível uma viver sem a outra. Não podemos solidificar uma saúde mental, em cima de um corpo débil, incapaz de reparar as perdas inerentes às próprias necessidades diárias.

Continua após publicidade

A pessoa debilitada fisicamente, fica debilitada mentalmente. Por isso, me preocupa alicerçar a mente, a partir do alicerce do corpo.

Através do caminho do corpo, chegamos à nossa mente e à nossa saúde mental. Um corpo sólido e saudável vai proporcionar uma mente saudável, sólida e equilibrada.

Entre as atividades cardiovasculares, recomendo caminhar e correr, pois nadar requer uma piscina e andar de bicicleta uma ampla área plana. Tanto caminhadas, como corridas, devem respeitar o seu momento cardiovascular.

Você não vai querer correr relembrando a imagem mental de quando tinha 17 anos, ou de 20 anos atrás? É por isso que muitos dizem que correr faz mal. Quem está parado há muitos anos, deve começar caminhando, pois está com o aparelho cardiovascular atrofiado e caminhando devagar.

Ganho mental, emocional e espiritual

É preciso fazer um contato com a natureza para se ter um ganho mental, emocional e espiritual. Por isso, não recomendo esteiras e nem bicicletas ergométricas. Pratique ao ar livre!

A pessoa deve curtir e entrar com a sua mente no seu movimento, deve estar com a cabeça aonde o corpo está. Por esta razão, também não aconselho ouvir música, pois você nem ouve a música e nem entrega-se (concentra-se) à atividade física. Chega de estímulos externos como outdoors e neons. A pessoa deve viajar na corrida, sentir o ar e a natureza, entregar seu espírito ao nada, repousando…

Ao correr ou caminhar, você entra em estado de meditação ativa, pois quanto mais você envolve e exige do seu corpo fisicamente, mais você repousa a sua mente e o seu cérebro, porque o cérebro se 'desobriga' de pensar. E isso é meditação.

Os benefícios de caminhar e correr

Essas atividades cardiovasculares além de excelentes para a circulação sangüínea e saúde física proporcionam ainda:

– Uma natural sensação de bem-estar
– Confiança
– Segurança
– Uma autoimagem mais positiva
– Uma maior autoestima