Esporte aprimora inteligência espiritual e capacita o homem para vencer na vida

por Nuno Cobra 

Todo mundo possui uma representação mental muito poderosa através das vitórias ou derrotas advindas da atividade corporal.

Continua após publicidade

O trabalho com o corpo físico oferece robustez emocional. Ele proporciona ao corpo mental uma idéia muito concreta de conquista. Nós conseguimos materializar, através do corpo físico, o sucesso e a vitória. Por outro lado, fracassos e vicissitudes também ficam impregnados.

O que escrevemos no corpo, fica fixado na mente como uma cópia. Perceber a vitória, através das conquistas obtidas pelo corpo, reforça a capacidade de acreditar.

Se a pessoa teve uma boa educação esportiva, torna-se bem sucedida na vida. Eu conheço pessoas que se tornaram grandes empresários. E quando me deparo com o passado delas, observo que obtiveram grandes vitórias no esporte individual quando eram , jovens.

Isto acontece, porque o esporte individual fornece a temperança e, através da luta solitária pela busca da auto-superação, reforça a capacidade de acreditar em si, formando a inteligência espiritual. Ou seja, a capacidade de encontrar um propósito para a própria vida e de lidar com os problemas existenciais que surgem nos momentos difíceis.

Continua após publicidade

Esportes coletivos: aula de cidadania

Os esportes coletivos são ideais para a interação social. Na prática, é uma aula de sociedade devido às suas regras, leis e autoridades, como a do árbitro por exemplo. Ao praticar algum esporte coletivo, a pessoa se submete a um grupo, a um regulamento e vai se formando como ser social.

Dentro da escola, o professor de educação física tem que ser extremamente qualificado, para perceber o talento individual de cada um. Assim, ele promove estímulo e reforço para cada conquista obtida pelo aluno, por mais pequena que seja.

Continua após publicidade

Parabenizando, faz o aluno reconhecer que um pequeno passo, é uma grande vitória. Enfim, é no combate (prática esportiva) no dia-a-dia, promovido principalmente pela educação física nas escolas, é que se constrói o caráter e o desenvolvimento da personalidade.

Corpo e mente

Quando se forma o corpo físico, modula-se a mente. Por isso, é fundamental a prática de esportes e ginástica no final da primeira infância, puberdade e adolescência.

Corpo e movimento

O manuseio com o corpo através do movimento, é muito importante para o desenvolvimento da inteligência, porque se adquire o conhecimento de espaço, tempo, distância, visão espacial e agilidade de raciocínio. Isso tudo exige do cérebro mais concatenações interneurais dilatando e ampliando a mente.

Qual e a função do esporte?

A função básica do esporte é promover o desenvolvimento pessoal formando um cidadão saudável, equilibrado e produtivo, tornando-o útil às pessoas à sua volta.

O esporte não deve se tornar um vilão, ou seja, um fim em si mesmo, para construir um estúpido super-homem, sem o sentido intrínseco de educação. E o pior, deixar de ser sinônimo de saúde, visando só a competição e a quebra de recordes. O esporte deve ser um meio de explorar o extraordinário potencial humano de cada um.