Suco anticelulite, pós-academia, para pele dourada e hidratada…

por Patricia Davidson Haiat

Com o calor intenso que já marca esse a proximidade do verão, ainda mais em tempos de aquecimento global, uma das melhores opções de complementação alimentar saudável, leve e ao mesmo tempo refrescante são os sucos. E há receitas de sucos, para uma série de situações. Há, por exemplo, suco mantenedor da pele dourada e hidratada, anticelulite, acelerador do metabolismo, pós-academia, desintoxicante, firmador da pele, anti-inchaço e até sucos ideais para queimar a gordura abdominal.

Continua após publicidade

Os sucos são uma ótima opção para quando o clima está quente demais ou mesmo para as pessoas sem tempo de se alimentar com calma. Possuem muitos nutrientes e podem corrigir certas necessidades orgânicas. No verão, a perda hídrica é maior do que em qualquer estação do ano, e com os sucos conseguimos repor a perda de água e de sais minerais como o potássio.

Os sucos devem, de preferência, ser tomados logo após seu preparo para não perderem algumas das suas vitaminas. Sempre que possível devemos evitar coar o suco para obter o máximo de fibras, responsáveis por garantir maior saciedade. As fibras ainda auxiliam na eliminação de toxinas, já que favorecem o funcionamento intestinal. Isso é ótimo para quem deseja ficar com a pele mais lisinha, sem aqueles furinhos indesejáveis.

Mas nada de exagero. Embora leves, os sucos não devem ser consumidos em grandes quantidades e nem várias vezes ao dia. Por conterem grandes porções de carboidratos, podem comprometer a manutenção do peso.

O ideal é não utilizar açúcar, porque esse, além de aumentar o valor calórico do suco, não agrega nutrientes. Caso haja necessidade de adoçar, prefira a utilização de um adoçante natural como a stévia ou mesmo o mel em pequena quantidade. Outra dica é provar o suco antes de adoçar, já que é um habito muito frequente adoçar sem necessidade.

Continua após publicidade

Sucos refrescantes para o verão e suas propriedades funcionais:

Suco anticelulite

Salsa 1 colher de sobremesa, couve manteiga crua 1 pires de chá, abacaxi 1 fatia méd, água de coco 350,00 ml, hortelã 3 folhas, limão para suco 1/2 unid. No dia anterior, coloque a água de coco em forminhas para gelo e leve ao congelador. No copo do liquidificador, bata bem a água de coco, a couve e a salsinha. Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão e a hortelã. Bata até ficar bem homogêneo. Dica: se quiser, substitua o abacaxi por melão. Adoce, caso seja necessário.

Continua após publicidade

Essa mistura de antioxidantes e verduras é potente em reduzir a inflamação característica da celulite. As verduras (hortelã, salsa e couve) garantem maior desintoxicação, o limão apresenta vitamina C e limoneno, com atividade anti-inflamatória, garantindo uma pele mais lisa. A água de coco contém potássio, importante para evitar a retenção de líquidos também característica do processo inflamatório, e a couve facilita o funcionamento do organismo. Detoxificante e combate o excesso produzido de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Colabora para a recuperação das células e dá mais viço a ela, melhorando o aspecto 'casca de laranja'.

Metabolismo acelerado

1 colher de sopa de mate solúvel (não usar o copinho industrializado), 1 copo de 200ml de água, ½ maçã sem semente, ½ papaya, 1 banana prata, ½ copo de 100ml de leite de soja, gelo a gosto

Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.

Esse é um suco protéico, bastante energético e estimulante, o que garante o metabolismo a todo vapor. Devido à presença do mate, que confere maior gasto energético, é interessante para ser tomado pela manhã, para garantir maior disposição durante o dia, especialmente se tomado antes da academia. Prefira o mate solúvel ao industrializado em copinhos, pois o mesmo é isento de aditivos químicos. Os aditivos quando consumidos com regularidade atrapalham o metabolismo, tornando-o mais lento.

Desintoxicante

1 copo de 300ml de abacaxi em cubos, 1 colher de sopa de raspas de casca de limão e ½ colher de sobremesa de gengibre fresco ralado. Bata no liquidificador.

O abacaxi é energético e contém vitaminas do complexo B, acido pantotenico e vitamina A. Tem efeito anti-inflamatório, diurético e digestivo, pois possui uma substância no miolo chamada bromelina. A casca do limão contém substâncias antioxidantes e desintoxicantes, e o gengibre, alem de anti-inflamatório, é desintoxicante. Quanto maior for a expulsão de toxinas do organismo, mais se garante disposição física, pele bonita, firme e sem celulite, e intestino funcionando a todo vapor. O risco de desenvolver doenças também fica reduzido a zero!

Firmeza da pele

½ copo de suco de laranja concentrado – 1 cenoura pequena ralada – 2 fatias finas de beterraba – ½ copo de água mineral gelada. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva imediatamente, adoçado a gosto.

Esse trio garante a firmeza da pele, especialmente devido ao conteúdo de vitamina A, bioflavonóides, vitamina C e LPC-A, um precursor na formação do colágeno. A beterraba é campeã nesse composto! O bioflavonoide mais rico na laranja é a hisperidina, que garante maior circulação sanguinea, evitando o a sensação de peso e dores nas pernas. Fortalece ainda o sistema imune.

Pós-academia

Água de coco – 200ml

Aipo – 2 talos

Melão – 2 fatias médias

Mamão papaya – ½ unidade pequena

Bater os ingredientes e tomar em seguida.

Combinamos aqui as maiores fontes de potássio, mineral essencial para a contração muscular (interessante também para a musculatura do coração) e para evitar a retenção de líquidos. No suor perdemos um grande percentual de potássio, que deve ser reposto logo após a atividade. Quanto mais longa for a atividade, maiores são as perdas. É um suco interessante para os indivíduos hipertensos e para aqueles que têm acúmulos de líquidos e cãibras com freqüência, especialmente após a atividade física.

Suco para pele dourada e hidratada

Cenoura crua – 1/4 unidade média de um mamão Papaya – 1/4 unidade média de um limão para suco – 1 colher de sobremesa média de semente de Linhaça Dourada – 1 colher de sobremesa germen de trigo, água suficiente.

Tanto o mamão papaia quanto a cenoura são ricos em vitamina A, importante para a recuperação e regeneração do tecido celular, e fundamental para a saúde de cabelos, pele e unhas. O caroteno garante maior permanência do bronzeado. Excelente para quem quer se manter bronzeado por mais tempo. Essa combinação contém alto conteúdo de vitamina C e flavonoides que combatem o excesso de radicais livres protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. O germen de trigo contém quantidade suficiente de vitamina E, e a linhaça dourada entra com a gordura essencial omega 3 para garantir a hidratação da pele e prevenir o envelhecimento das células.

Anti-inchaço

Suco de 1 lima da pérsia; 3 xicaras de chá de melancia picada; 10 folhas de capim cidreira fresco. Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.

A melancia é um excelente estimulante, tem vitaminas A, C, E, K e todas as do complexo B. Alta atividade diurética! Além disso, por possuir um alto conteúdo de líquido e baixo valor calórico em relação à maior parte das frutas, ela contém mais nutrientes por calorias, o que é um efeito benéfico à saúde. Está repleta de um potente antioxidante, o licopeno, que confere a sua cor vermelha e protege as células do envelhecimento. Associado a isso, temos a lima da pérsia, que por ser rica em antioxidantes, favorece a circulação linfática, sendo indicada para evitar retenções de líquidos e celulite. Já o capim cidreira confere melhora na digestão, o que ajuda a reduzir a produção de gases intestinais, responsáveis também pelo inchaço.

Barriga no lugar

2 fatias de melão com a semente (coar) – 1 copo grande de chá de erva-doce

Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce a gosto e sirva em seguida. Rendimento: 480ml – 2 copos

A combinação do melão e da erva-doce garante um conteúdo enorme de cálcio, que está cada vez mais se tornando um mineral fundamental para o metabolismo, garantindo a perda de gordura, sobretudo abdominal. Não podemos desprezar a semente de melão no preparo dos sucos, pois ela é ainda mais rica em cálcio do que a própria fruta, cálcio que é bem assimilado pelo organismo. A erva-doce também é fonte de cálcio, por isso entra em boa combinação na redução da gordura abdominal. Outro benefício dessa combinação está relacionado à capacidade de alcalinizar o organismo (os dois são campeões), e isso favorece a expulsão de toxinas com mais eficiência, afastando para longe a possibilidade de dores articulares, musculares e problemas inflamatórios.