Para que serve a prática de pilates?

por Milena Liste


 

Continua após publicidade

Resposta: O pilates pode ter duas aplicações. Se administrado por um professor de educação física, o pilates é uma modalidade de exercício físico para condicionar, fortalecer e alongar.

A outra aplicação é a modalidade terapêutica ou preventiva (de alguma patologia ortopédica ou neuromuscular), nesse caso é administrado por um fisioterapeuta.

Seu criador foi o alemão Joseph Pilates (1883-1967) que durante seu confinamento nos campos de concentração nazistas, desenvolveu essa técnica de movimentos corporais para melhorar a convivência naquela situação degradante e deprimente. Ele conseguiu curar pessoas acamadas, doloridas, machucadas e após sair do campo, conseguiu disseminar seus exercícios através de relatos de sobreviventes e da sua própria condição física e mental.

Em poucas palavras, o pilates pode ser realizado no chão, sobre um colchão ou um "mat" (tapete), o mat pilates (pilates realizado no solo com qualquer tapete ou colchão), sobre a bola, pilates na bola ou nos aparelhos de pilates.

Continua após publicidade

O profissional ensina primeiro a respirar usando o músculo diafragma, depois ensina os exercícios parecidos com alongamentos e abdominais coordenados com a respiração.

A respiração relaxa, induz a produção de endorfinas e os exercícios fortalecem, alongam e condicionam muscularmente o aluno.

Mais informações – clique aqui.

Continua após publicidade