Prepare o ambiente e previna queda de idosos em casa

Da Redação

Com o passar dos anos, o corpo humano perde paulatinamente a mobilidade e os reflexos. O envelhecimento traz consigo uma série de efeitos nos diferentes sistemas do organismo, que contribuem com a diminuição do desempenho físico e, consequentemente, da coordenação motora.

Continua após publicidade

Essa perda pode levar o idoso a sofrer quedas, que podem se agravar com a fragilidade da estrutura óssea, já que não é capaz de suportar fortes impactos.

“Qualquer pessoa pode sofrer uma queda. Porém, no caso dos idosos, ela possui um significado muito relevante. Dependendo do caso, pode causar incapacidade temporária e até mesmo levar o indivíduo à morte. Por isso, a prática de exercícios físicos se torna fundamental nesse momento da vida, proporcionando diversos efeitos benéficos, como melhora no equilíbrio e na velocidade para andar”, alerta o médico Dr. Pedro Onófrio.

É importante ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados para a prática de exercícios, como: realizar qualquer atividade somente quando houver bem-estar físico, usar protetor solar em atividades externas, respeitar os limites pessoais interrompendo a atividade se houver dor ou desconforto, estar sempre hidratado durante e após a atividade física e sempre procurar acompanhamento médico.

Além dos exercícios físicos, alguns cuidados devem ser observados para que facilitem a locomoção de idosos no ambiente doméstico, contribuindo, assim, para que as quedas sejam evitadas e propiciem mais segurança para os idosos.

Continua após publicidade

Dicas para preparar os ambientes

Sala

– Sofás, poltronas e cadeiras devem ser firmes e fortes, ter apoio lateral que permita ao idoso sentar-se e levantar-se com segurança.

Continua após publicidade

– Móveis com bordas arredondadas para não machucar em caso de esbarrões.

– Evitar pisos encerados, com carpetes ou tapetes soltos.

Quarto

– Os objetos de uso pessoal devem estar colocados próximos à pessoa.

– É importante a instalação de uma luminária com extensão do telefone no criado mudo.

– Evitar que as portas e gavetas dos armários estejam muito perto do chão.

– A cama deve ter uma altura suficiente para que o idoso sentado consiga encostar toda a sola do pé no chão.

– As janelas devem abrir para dentro ou terem lâminas de correr. Dessa forma, evita que o idoso se debruce para fechá-la.

Banheiro

– Instalar barras de apoio na parede do chuveiro e ao lado do vaso sanitário, evitando que o idoso se apoie em locais impróprios.

– Recomenda-se que o idoso esteja sentado em uma cadeira com apoio lateral ao tomar banho de chuveiro.

Cozinha

– Instalar piso cerâmico antiderrapante.

– A bancada da pia deve ter em média 85 cm de altura.

– Gavetas de fácil abertura com travas de segurança. Coloque utensílios e mantimentos em local de fácil alcance e não use escadas ou banquinhos.

– Recomenda-se que o idoso não manuseie panelas e outros utensílios pesados.

Dicas gerais

– Instalar corrimão nas escadas, piso antiderrapante e boa iluminação.

– Deixar sempre acesa uma luz no corredor.

– Usar calçados anatômicos e flexíveis feitos de materiais ajustáveis aos pés, com solas mais espessas, que protejam os pés de saliências do solo.

– Não fumar e não consumir bebidas alcoólicas.

– Ingerir quantidade adequada de cálcio, mantendo o equilíbrio alimentar.

– Expor-se ao sol por 15 minutos diários.

– Consultar médicos e dentista periodicamente.

– Imunizar-se corretamente.

– Ter sempre por perto números de serviços de emergência.