Por que é difícil seguir dicas elementares para o bem-estar?

por Renato Miranda

Em vários textos anteriores (clique aqui), discorremos sobre conceitos, teorias, orientações, sugestões e dicas para que possamos melhorar ou aperfeiçoar nosso bem-estar psicofísico.

Continua após publicidade

Por vezes os textos seguem uma orientação com ênfase psicológica, outros tantos uma orientação fisiológica. Mas sempre procurando não dissociar a parte física da psíquica e vice-versa. E assim, como uma gota de água no oceano, vamos tentando contribuir para uma nova consciência do bem viver das pessoas. A base de tudo isso gira em torno do exercício físico e do esporte.

Entretanto, aplicar a teoria à prática, por mais simples que seja, nem sempre é tão fácil. Há alguns dias atrás, em uma palestra para servidores públicos, muitos deles após lerem vários textos aqui publicados, levantaram algumas dificuldades e até mesmo empecilhos para colocar nossas idéias em prática.

Em resumo:

Como fazer para organizar uma rotina de exercício físico regular e paralelamente usufruir de seus benefícios psicofísicos?

Continua após publicidade

Entre alguns desses benefícios destacamos: boa forma física (saúde), prevenção de doenças, percepção de bem-estar, equilíbrio emocional, melhor relacionamento social, melhor concentração, controle do estresse e outros.

Fiz uma pequena coletânea dos principais motivos sobre o porquê das pessoas não se exercitarem regularmente e todos parecem resumir no cansaço provocado pelo trabalho e no sono insuficiente para descansar.

Hoje em dia as pessoas trabalham muito. Não é raro jornadas de 10 a 12 horas por dia e para aqueles que trabalham em turnos diferentes é ainda mais complicado. Acontece que se a pessoa não fizer exercício físico regular, cada vez mais sentirá os efeitos do cansaço do trabalho e com o decorrer do tempo a saúde estará comprometida.

Continua após publicidade

Frequência de atividade física entre quatro e cinco vezes por semana é ideal

Portanto, escolher um momento do dia, criar e incorporar uma disciplina pessoal é um objetivo primordial. Quatro a cinco vezes por semana é o ideal para o cumprimento dessa meta.

Detalhe: não é preciso muito tempo de exercício físico. Trinta a quarenta minutos por sessão de treino é o suficiente para garantir uma boa saúde.

Assim sendo, quanto mais passar o tempo, o exercício físico provocará um sono mais profundo, restaurador e a pessoas adormecerão mais rápido. Além disso, elas descansarão mais rápido dos estímulos estressantes advindos do trabalho. Em outras palavras, quanto mais eu estiver disciplinado quanto ao exercício físico, mais descansado sentirei após uma noite de sono, ademais, o trabalho não me cansará.

Causas da desistência

Não se deve esquecer que a tendência das pessoas desistirem se reside no processo de adaptação ao exercício físico. Ou seja, devido a dores musculares iniciais, cansaço momentâneo e a demora do resultado pretendido.

Esse é o ponto crucial. Nesse instante é que a força de vontade e a força interior de cada um influencia de forma significante. Insistir, perseverar e acreditar no esforço próprio é que fazem a pessoa vencer essa etapa e conseqüentemente colocar de maneira perene, as dicas e muito daquilo que as pessoas imaginam ter consciência sobre os benefícios da prática de exercícios físicos.

Escrevi imaginam ter consciência por que, na verdade, a consciência realmente existirá após a insistência da incorporação do exercício físico em nossas vidas. Aí sim, quando isso acontecer, o exercício físico passará a ser um valor pessoal altamente significante e nesse momento, trabalho, estresse, desânimo, enfim nada impedirá você de se exercitar.

Por último se existe uma receita mágica, ela tem um nome: você!