Estou em dúvida entre RPG e pilates… Como decidir?

por Milena Liste

Resposta: RPG é a sigla de “reeducação postural global”, sendo uma das precursoras da técnica a Sra. Françoise Mèzieres.

Continua após publicidade

Vários fisioterapeutas aperfeiçoaram essa frutífera técnica de reeducação corporal. Entenda-se, educação de músculos e consequente postura em equilibrio muscular.

Resumidamente, após avaliação da sua postura, o fisioterapeuta ensina uma ou duas (ou mais, se necessário) posturas de alongamento de certos músculos, concomitantemente, a contração muscular de outros, além da respiração pausada e consciente de sua função vital e relaxamento.

Cada postura do RPG, denomina-se autopostura. Cada autopostura dura em média de 15 a 20 minutos. Durante esses 15- 20 minutos, a posição inicial até a posição final, é orientada dinamicamente pelo fisioterapeuta. Ao final de aproximadamente 10 sessões presume-se que o corpo do paciente esteja em equilibio muscular e em harmonia para receber alta fisioterapêutica.

Pilates

Continua após publicidade

Pilates é uma técnica de correção postural e condicionamento físico, criada e desenvolvida por Joseph Pilates, prisioneiro do campo de concentração nazista durante a II Guerra Mundial. Pode ser ministrada por fisioterapeutas, educadores físicos e terapeutas corporais.

Alguns profissionais consideram o pilates, uma técnica mais dinâmica que o RPG, se o objetivo for reeducação da postura.

O Pilates pode ser executado com aparelhos especificos, no solo ou “mat” pilates, na bola e algumas outras especialidades do pilates. Basicamente, são exercícios calistênicos (ginástica) com ênfase na postura ereta e respiração abdominal obrigatoriamente presente na execução de todos os exercícios.

Continua após publicidade

Assim como a yoga, o pilates possui varios tipos, de acordo com o objetivo do paciente/aluno ou cliente.

Uma sessão/aula de pilates dura aproximadamente 50 minutos, com inúmeras variações de exercícios, todos esses com a coluna ereta e contração abdominal nas respirações.

Na minha prática clínica, não há como comparar RPG X Pilates, pois sao terapias diferentes.

Como atuo nas duas modalidades, acho que uma completa a outra, primeiro, equilibra a musculatura com RPG e depois condiciona com Pilates.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de educação física e não se caracterizam como sendo um atendimento