Prática de tai chi chuan previne queda em idosos

por Elisa Kozasa

 

Continua após publicidade

“O tai chi chuan é um dos exercícios que pode prevenir quedas em idosos, fortalecendo a musculatura e reforçando a percepção dos movimentos e o equilíbrio físico”
Tai chi chuan incorpora exercícios respiratórios profundos e concentração mental

Quando pensamos em uma cena em um parque chinês, podemos visualizar um grupo de pessoas, em especial idosos, fazendo movimentos lentos, delicados e circulares, em absoluto silêncio e contemplação. Este tipo de cena se repete em diversos lugares do planeta diariamente, sendo realizados por pessoas das mais diversas culturas e etnias.

O que pode mobilizar as pessoas a acordarem cedo, sair de suas casas para realizar essas práticas?

Fora a socialização com pessoas em geral da mesma idade, estão em busca de um pouco de tranquilidade e paz. Além desses benefícios psicológicos, há alguns trabalhos na literatura científica mostrando que o tai chi é um dos exercícios que pode prevenir quedas em idosos, fortalecendo a musculatura e reforçando a percepção dos movimentos e o equilíbrio físico.

Continua após publicidade

Quedas em idosos são motivo de internação, gastos hospitalares e complicações na saúde resultantes do possível longo período de imobilidade. Elas são um dos principais motivos de morbidade (conjunto de causas capazes de produzir uma doença) e mortalidade em idosos. A direção da queda determinará o local de maior risco de queda e fratura. Por exemplo, quedas laterais são as que mais resultam em fraturas nos ossos dos quadris, e quedas para trás em fraturas nas vértebras. Com a imobilidade há maior perda da massa muscular (evento que naturalmente já ocorre na terceira idade), riscos aumentados de eventos trombóticos ou embólicos, que podem resultar em algum tipo de infarto. Além disso, o período de recuperação e reabilitação são mais prolongados com o envelhecimento.

O tai chi chuan é um execício que pode ser realizado por pessoas idosas e com outras condições crônicas de saúde. Ele é composto por uma série de exercícios graciosos interligados entre si de maneira sequencial de modo que o peso se concentra hora em uma perna e hora em outra, mantendo um centro de gravidade baixo. Ele ainda incorpora exercícios respiratórios profundos e concentração mental, durante os movimentos para conquistar harmonia entre corpo e mente.

Devido aos benefícios motores, o tai chi traz também, uma maior confiança em realizar atividades físicas e reduz o medo de cair durante as caminhadas. O tai chi aumenta a flexibilidade, a capacidade de rotação do tronco, e a capacidade de distribuição do peso entre as pernas. A postura é mais firme do que em pessoas sedentárias de idade avançada.

Continua após publicidade

Somado a isso, o tai chi chuan tem um aprendizado de baixo custo, com aulas ao ar livre oferecidos em diversos locais públicos. Que tal ir a uma academia ou para o parque mais próximo no final de semana para uma primeira aula?

Dicas de leitura:

Gillespie LD, Robertson MC, Gillespie WJ, Lamb SE, Gates S, Cumming RG, Rowe BH. Interventions for preventing falls in older people living in the community.

Cochrane Database Syst Rev. 2009;15;(2):CD007146.

Wolter LL, Studenski SA (1996). A clinical synthesis of falls intervention trials. Top Geriatr Rehabil 11:9–19.

Wong AM, Pei YC, Lan C, Huang SC, Lin YC, Chou SW.Is Tai Chi Chuan effective in improving lower limb response time to prevent backward falls in the elderly? Age (Dordr). 2009;31(2):163-70.