Verão: combata os inimigos invisíveis

por Alex Botsaris

A divisão do ano em quatro estações vem de tempos imemoriáveis, e funciona como orientação para que os indivíduos e a sociedade possam se preparar para os desafios vindos da natureza. Com tanta imprevisibilidade no universo, os movimentos da Terra em torno do Sol tornam o ciclo das estações conhecido e previsível. Vale a pena usar essa deixa da natureza em benefício próprio, coisa que muitas pessoas já fazem de forma instintiva. Por exemplo, para as populações da costa leste da América do Norte e os países do Caribe, o verão inicia a temporada de furacões, que podem causar mortes e devastação. Em todos locais eles sabem disso e, a cada ano, tentam se defender da melhor maneira possível da fúria dos ventos.

Continua após publicidade

Por sorte, Deus foi mais generoso conosco e não sofremos com fenômenos naturais dessa capacidade de destruição. Entretanto, existem sempre algumas ameaças à nossa saúde nas mudanças do clima. É preciso ficar de olho para não estragar as férias, e acabar numa emergência de hospital. A própria natureza, por outro lado, também nos fornece vários instrumentos de defesa para as ameaças que ela criou. Vale a pena recordar esses cuidados simples e as boas dicas e aproveitar o verão com alegria e saúde.

As principais ameaças que existem no verão são invisíveis, daí o risco de causarem danos à saúde sem que as pessoas percebam, até que fiquem doentes precisando de atendimento médico. Entre elas, a mais comum, e que afeta a grande maioria das pessoas, é a radiação ultravioleta (ondas de luz invisível que chegam à Terra misturadas na luz do Sol), podendo causar graves queimaduras na pele, além problemas em outros órgãos, como os olhos.

Há uma tendência à intensificação da quantidade de radiação ultravioleta nos raios solares nos últimos anos, talvez causados pelas alterações que as emissões de gases causam na atmosfera, levando redução da camada de ozônio. No início desse ano, as medições de radiação ultravioleta no Brasil, alcançaram recordes, sinalizando a necessidade de redobrar os cuidados com proteção solar.

Para uma proteção solar adequada, é preciso evitar exposição direta aos raios solares por longos períodos, mesmo estando na praia, nos horários próximos ao meio-dia. É recomendável usar um chapéu ou um boné e ficar em baixo de uma barraca de praia. Ainda assim as pessoas devem passar um filtro solar na pele, pois os raios ultravioleta se refletem na areia e podem queimar mesmo em baixo da barraca. O ideal é usar um filtro solar que garanta proteção ampla; contra os raios UVB – que é dado pelo Fator de Proteção Solar (FPS) – e também contra o UVA (que está marcado por uma porcentagem na embalagem do filtro solar). Recomenda-se para o brasileiro médio – ou seja, considerando alguém que não é nem muito moreno nem muito branco – um FPS igual ou superior a 20 e uma proteção UVA de mais de 85%. A pessoa ainda deve utilizar óculos escuros com lentes com filtro UV.

Continua após publicidade

Alimentos que dão cor e evitam danos à pele

A boa notícia é que os alimentos que possuem vitaminas e antioxidantes podem melhorar a eficiência da proteção solar e evitar os danos à pele em até 10%. Para aqueles que querem ganhar uma cor no verão, vale comer bastante frutas, verduras e legumes, para garantir um nível alto de antioxidantes no sangue. Entre os alimentos que trazem mais proteção estão as frutas vermelhas, beterraba, uvas, cenoura, abóbora, mamão e o chá-verde. Contudo nem tudo que é natural está destituído de risco. Muitos produtos, mesmo de origem vegetal, podem causar um aumento da sensibilidade ao sol, causando queimaduras ainda mais graves. Por isso devemos evitar a colocação na pele de produtos caseiros ou de procedência duvidosa, usando para proteção solar apenas os produtos aprovados pela Anvisa. O número do protocolo de aprovação aparece no rótulo dos produtos.

Quem também costuma causar problemas de saúde são as doenças de natureza sazonal que ocorrem no verão. A mais comum é a diarréia, que pode ser causada por diferentes tipos de vírus e bactérias. O veículo desses microorganismos em quase todos os casos é água ou comida contaminada. Durante o verão, o calor e a umidade facilitam a proliferação dessas bactérias e a comida estraga com mais facilidade, em especial se não estiver bem refrigerada. Nesse período, ainda ocorrem chuvas fortes, que podem romper tubulações de esgoto ou levar água contaminada a locais de armazenamento de água potável.

Continua após publicidade

Para prevenir a diarréia, é recomendável beber muita água de coco, chá de broto de goiaba e chá-verde. Devemos evitar alimentos e, especialmente, água ou bebidas de origem duvidosa. Caso surja diarréia, náuseas, vômitos, cólicas e febre, procure logo atendimento médico.

Por fim, o terceiro inimigo invisível é o próprio calor, que causa um grande aumento da transpiração corporal, o que reduz a água e os sais minerais. Caso não haja uma reposição adequada, a pessoa pode evoluir para um quadro de insolação ou desidratação. Os velhos, crianças e doentes são muito mais susceptíveis a esse problema. Aqui, a defesa é beber água e líquidos em grande quantidade o dia todo. Água de coco, sucos de frutas, chás e refrescos são as armas naturais para proteger a saúde, nesses casos.