Entenda a relação entre yoga e bem-estar

por Nicole Witek

O bem-estar é hoje objeto de muitos questionamentos. Nessa vida corrida, onde o sedentarismo perturba a boa saúde, a tecnologia nos oferece lugares, acessórios, instalações e especialistas para nos ajudar.

Continua após publicidade

O bem-estar físico, mental e espiritual se tornou um produto de consumo, cujo mercado vem crescendo. As academias propõem cursos de todas as modalidades de ginástica e trabalho muscular, numa tentativa de unir diversão com musculação… Será isso suficiente para garantir qualidade de vida e bem-estar?


Técnicas de yoga vêm da consciência de pertencer a um “Todo”. Essa integração traz o verdadeiro bem-estar
*imagem

Eu penso que não, pois todas essas opções se propõem a trabalhar a parte mais externa: o corpo. Mesmo considerando que corpo e alma sejam um “continuum”, onde não se conhece fronteiras, faltam nessas modalidades vários ingredientes que possibilitem proporcionar o verdadeiro bem-estar: aliar o corpo à mente e ao espírito, com uma certa “cola”. Como se fosse um cimento especial, um ingrediente invisível e por essa razão, pouco falado, mas muito conhecido pelas filosofias antigas como o yoga.

De acordo com essas filosofias, para uma saúde integral deve-se ter, antes de mais nada:

Continua após publicidade

– Valores definidos, atitude coerentes consigo mesmo e com os outros, praticar uma arte que faça do corpo o veículo fiel da sua vida terrestre, ter emoções bem gerenciadas, ter mente eficiente, eficaz e conexão universal.

Pela ótica do yoga, a saúde torna-se uma “completude”, o que acontece quando descobrimos nossa “verdadeira natureza”, quero dizer, quando experimentamos a verdadeira sensação da unidade e da relação do corpo com a mente e com a alma. É essa relação, essa informação, que é focada em qualquer pratica de yoga.

Quando se pratica yoga, pratica-se uma antiga arte holística, que nos põe em contato com nossa natureza multidimensional e nos coloca em relação com todos os outros seres, graças à “cola” especial, ao cimento informacional.

Continua após publicidade

O yoga é um sistema completo, que propõe uma frase de alicerce, a partir da qual podemos conseguir a integração para a felicidade: “A energia vital é o elo para todos os níveis do universo”.

À luz do yoga, o universo é um “Grande Corpo Organizado”, e o corpo humano um “Grande Cosmos”. Existe correspondência entre as dimensões macroscópicas e microscópicas. Sem essa consciência, todas as propostas para melhorar a qualidade de vida ficam incompletas.

As técnicas de yoga são elaboradas a partir da consciência de pertencer a um “Todo”. E é dessa integração ao Todo que vem o verdadeiro bem-estar. Eu encorajo todas as iniciativas e práticas que nos ajudem e nos impelem a sair do sedentarismo, mas acredito que nada seja mais completo do que uma prática de yoga.

O yoga ajuda a fazer com que a energia circule em todos os planos. Quando se trata do plano mental, a prática, através da energia vital, nos coloca em contato com todos os seres e assim, nos ajuda na reflexão quanto à nossa relação com o mundo natural ao nosso redor. Ajuda-nos também na reflexão quanto ao nosso estilo de vida pessoal, pois o nosso estilo de vida está intrinsecamente unido ao nosso meio ambiente.

Por fim, o yoga ajuda a perceber nossa própria alienação cega e serve como ferramenta de libertação do sofrimento cotidiano.

A saúde física, mental e espiritual proporcionada pelo yoga não tem preço, e pode ser praticado por todos, gratuitamente, em casa. Experimentar essas técnicas, descobrir essa maravilha, é se aproximar da completude e da saúde integral.

Melhor ainda: podemos ser o próprio guardião de nossa inestimável saúde e como bônus, podemos receber essa maravilhosa sensação de bem-estar integral, bem-estar consigo mesmo, com nosso meio familiar, profissional… Bem-estar com o universo.

* http://www.crystalinks.com/chakras.html