Yoga de consumo não deve ‘esquecer’ de sua essência

por Nicole Witek

O espaço fornecido no Vya Estelar é uma oportunidade maravilhosa para transmitir a mensagem sobre o yoga. Agradeço aos leitores pelo interesse, pela curiosidade em informar-se sobre esta filosofia de vida que tornou-se, principalmente deste lado do mundo, um objeto de consumo.

Continua após publicidade

Fico feliz em ver que a cada dia temos mais contato com as diversas técnicas disseminadas; apesar da insatisfação dos puristas do yoga da Índia em transmitir esses conhecimentos para os 'pobres sedentários materialistas' que somos, que contribuem tanto para o bem-estar.

Estamos nos abrindo para métodos alternativos, para cuidar melhor do nosso corpo e da nossa mente, ter a cada dia mais atenção à saúde e a responsabilidade de viver com qualidade de vida e bem-estar.

Os sábios dos séculos passados já haviam reparado que uma boa disposição física atua na mente, nas emoções e no bem- estar psíquico. A partir de uma observação precisa do funcionamento de cada nível do ser humano, eles elaboraram um método de desempenho pessoal que leva a maior realização.

O yoga conhecido por todos é confundido com a ginástica, e possui diversas modalidades acessíveis a todos nós. Por isto tornou-se um produto de consumo, porque faz com que as pessoas se sintam melhores, com a liberdade de ter um corpo mais flexível, desfrutando de uma respiração ampla que sustenta um astral elevado, usufruindo de uma calma interior para tomar decisões com um melhor discernimento.

Continua após publicidade

Além do bem-estar, é muito prático, sendo o maior investimento que possa ser feito na vida, porque justamente se trata de sua qualidade de vida. Não há uma idade específica, nem um preparo físico necessário para a prática. Tanto gestantes, como pessoas da terceira idade podem praticar sob a supervisão de um bom profissional.

Essa onda de 'yoga-consumo' permite que tenhamos sempre bons profissionais, com formação de qualidade, que ajudaram as pessoas a obter todos os benefícios dessa prática multimilenar. No entanto, a popularização das técnicas para um grande público, com a divulgação em massa, leva a uma diluição e simplificação do objetivo. Desta forma, corremos o risco de perder a essência no meio do caminho.

É importante lembrar que a essência do yoga é o caminho da realização pessoal. O yoga físico é somente uma parte de um método de desenvolvimento pessoal. As outras partes não podem ser esquivadas ou deixadas de lado, começando pela ética de vida.

Continua após publicidade

Respiração, exercícios de atenção, concentração e meditação fazem parte desse método, que se torna um objeto de consumo, o que é fantástico. Com isso, cada um terá à sua disposição ferramentas para melhorar a saúde física, não só para modelar o corpo, mas para se concentrar.

O desenvolvimento pessoal passa tanto por uma boa condição física, como mental e espiritual e o yoga é o equilíbrio entre todas elas.