Pratique yoga em todos os momentos do seu dia

por Nicole Witek


Vivemos como mabalaristas do cotidiano

Continua após publicidade

Corremos atrás do tempo! Hoje, o maior luxo não é mais o dinheiro … é o tempo! Ao longo dos dias mais do que cheios, onde nos sentimos sobrecarregados… Como fazemos para praticar um pouco de yoga que dará a energia, o centro necessário para sentirmos donos da nossa vida?

Todos que praticam yoga falam dos efeitos benéficos! Eu também quero sentir o que eles sentem e vivenciam. Porém, como? Como introduzir na minha vida uma atividade a mais?


Ter tempo disponível é um luxo Apesar da falta de tempo, aqui está “como” praticar ao longo do dia sem roubar o tempo de outras atividades.

Ao acordar, mesmo que o despertador o tenha assustado, pratique na cama umas respirações profundas para alongar a coluna vertebral e oxigenar o cérebro. Boceje, prepare com ternura os músculos, o cérebro e a mente para lhe servir.

Continua após publicidade

Projete na sua tela mental pensamentos positivos, otimistas, de coragem e de confiança.

Ao levantar, pode tomar um copo de água fresquinha ou morna se precisar estimular o aparelho digestivo. Esse copo se torna uma cascata benéfica para todo o aparelho digestivo.

No chuveiro, além de limpar o corpo, limpe as narinas, órgãos de captação do ar e da energia vital. Existe uma prática extraordinária chamada Neti (1) que será um grande auxílio para começar o dia.

Continua após publicidade

Pense, além de escovar os dentes, limpar também a língua. Existem hoje pequenos utensílios vendidos nas farmácias para facilitar essa operação (se não tiver, pode usar o cabo da escova ou uma colher).

Escovar o corpo vigorosamente para estimular a circulação sanguínea e terminar o banho com água fria. Pense também em estimular o couro cabeludo.

O ideal agora seria uma curta sessão de yoga numa sala bem ventilada. Uma sequência de uma dúzia de saudações ao sol (3), seguida por algumas posturas. Se o corpo ficar um pouco duro, enferrujado, não se lamente. Seu corpo estará mais flexível à noite. O yoga tem sua eficácia mesmo nessas condições. Durante toda sequência concentre sua atenção nas posturas, asana, e na respiração.

Em seguida, uns minutos de meditação ou de leitura de algum texto que lhe motive ou impulsione, no sentido físico como no psíquico.

No caminho para o trabalho, respire profundamente a cada passo.

Durante o expediente, organize o trabalho com calma, sem deixar as tensões inúteis lhe invadir, pois você já sabe que toda tensão trava o fluxo e compromete o sucesso. Trabalhe para você mesmo, para sua própria realização.

Mesmo que a tarefa seja maçante, encontre algum interesse. A cada hora, pare para respirar profundamente. De vez em quando, se for possível, vá ao ar livre para respirar. Você sabe que concentrado e relaxado ao mesmo tempo, você trabalhará melhor e o tempo passará mais rapidamente.


Não deixe as tensões inúteis te invadir

Ao almoçar, selecione alimentos saudáveis para alimentar corretamente o corpo, mastigue-os lentamente. Se for possível, após o almoço, deite num chão duro durante 10 até 15 minutos, para dar um relaxamento completo. Assim, você evitará o cansaço da tarde. Se mesmo assim sentir fadiga, você poderá sair 5 minutos ao ar livre para se revigorar.

Se o horário e o lugar o permitem, aproveite a pausa do almoço para caminhar por lugares que tenham verde e paisagem da natureza, mesmo debaixo de chuva, encontrará um belo bem-estar.

Use menos o elevador, nossa vida sedentária e antifisiológica nos prega aos assentos. Cada oportunidade de proporcionarmos movimento e funcionamento para nosso corpo é bem-vinda.

Use menos o seu carro, mesmo que a vaga esteja longe da entrada da empresa, fique feliz, você ganhou uma oportunidade de melhorar sua saúde: mais movimentos! Mais respirações!

Fale menos ou use a fala de maneira mais apropriada. Quem fala muito realiza pouco! Aproveite para ficar focado nos seus objetivos.

À noite, um leve jantar, um curto relaxamento, algumas respirações gostosas, um pouco de leitura com o sentido crítico e a reflexão ativa.

Aproveite o final do dia para cultivar e domar sua mente.

Pratique tratak (2), treine sua memória e passe alguns minutos prestando atenção ao seu “eu profundo”. Se for possível, pratique todas as noites.

Você gosta de exercitar suas mãos, seu sentido prático? Cada tarefa em casa pode ser uma boa oportunidade de fixar sua mente e usar com esperteza seu cérebro e suas mãos. Aproveite essa oportunidade.

Ao deitar-se, perceba que a escolha de uma cama um pouco dura é ótima porque assim você evita as tensões e as dores que todos os colegas têm.

Antes de cair no sono, reveja seu dia com um olhar aguçado e crítico (negativamente como positivamente). Proponha ao seu inconsciente uma tarefa noturna que você alimenta com uma imagem positiva: por exemplo, você se vê explicando para o conselho administrativo de sua empresa seu projeto genial, com facilidade, com ousadia e com toda confiança. Ou você se vê tirando a carteira de habilitação, apertando a mão do examinador que fala que “deu tudo certo”, e você pula de alegria!

Recuse deitar-se em sua cama carregando as preocupações.

E você dorme em paz com você mesmo… e com o mundo.

Viu como é fácil praticar yoga sem gastar o seu precioso tempo?

(1) NETI, ver detalhes nos artigos anteriores.

Jala Neti é uma técnica do Yoga usada para limpar as narinas através da condução de água pela cavidade nasal. Ela é indicada para eliminar a mucosidade acumulada na cavidade nasal, desobstruir os orifícios de drenagem dos seios faciais evitando a sinusite, fazer a assepsia do local e como profilático para gripes e resfriados. Essa limpeza estimula os olhos e melhora a visão, permitindo assim, uma captação melhor da energia vital.

(2) Tratak, ver detalhes nos artigos anteriores. De maneira resumida: Tratak é o ato de concentrar sua atenção num ponto (pode ser a chama de uma vela, um ponto externo ou interno) sem pestanejar. Trata-se de um treino mental. Sabendo-se que o fluxo da mente é contínuo e que 80% das estimulações mentais vêm da visão, gradativamente podemos desacelerar os processos mentais e começar a experimentar a paz.

(3) Saudações ao sol, para aprofundar ver detalhes nos artigos anteriores. Para resumir, a saudação ao sol é uma sequência que ativa todos os músculos, todas as articulações, todos os órgãos. Em poucos minutos se realiza um aquecimento integrativo de todo o ser.

Atenção!

Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.