Atividade física e sopro no coração

por Milena Liste 

Quais exercícios posso realizar em pacientes com sopro no coração e quais têm contraindicação?

Continua após publicidade

Resposta: Se você é profissional de educação física, você sabe que o"sopro" cardíaco é o som audível da passagem do sangue nas bulhas cardíacas (valvas ou válvulas cardíacas), sua intensidade são classificadas em graus fraco, médio, forte e muito forte.

Os graus fraco e médio teoricamente não são "tratados " como uma patologia propriamente dita, porém, independente dos graus, o paciente deve respeitar a intensidade dos exercícios a serem realizados, tanto cardiovascular como neuromuscular.

O condicionamento cardiovascular deve ser iniciado de maneira gradativa, caminhadas, esteiras, bicicletas, natação ou outra atividade cardiovascular devem ser mantidas a 50/60% da frequência cardíaca máxima.
Atividades explosivas como jogos de vôlei, basquete, competições amadoras devem ser orientadas com critérios em cada caso.

Atividades neuromusculares como a musculação devem ser realizadas com o objetivo de resistência muscular localizada. Atividades de força ou somente para membros superiores tendem a aumentar a pressão arterial e consequentemente a passagem do sangue pelas válvulas será com uma pressão maior.

Continua após publicidade

Espero ter esclarecido suas dúvidas, bom trabalho!

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.