Da Redação
Você sabia que, em média, 25% dos gastos mensais de uma pessoa ou família são supérfluos e/ou desnecessários?
“Sempre ouço as pessoas dizerem que seu salário não é suficiente para as suas despesas. É preciso estar atento especialmente aos pequenos gastos, considerados sem muita importância, mas que quando somados, fazem grande diferença no orçamento mensal”, explica.
Confira o passo-a-passo para cortar gastos desnecessários:
1 – Faça um diagnóstico financeiro
Para saber como reduzir ou cortar gastos, é preciso conhecer todos os seus – não apenas os maiores e mais expressivos, mas especialmente os menores e que são feitos sem muita atenção. Faça um diagnóstico de sua vida financeira anotando por 30 dias tudo o que gasta, separando por tipo de despesa, incluindo cafezinhos e gorjetas. Assim, verá uma realidade muito diferente da que imagina.
2 – Identifique seu comportamento
Durante o diagnóstico, reflita: você é uma pessoa que planeja as compras com antecedência e se atenta aos gastos? Ou compra a hora que deseja e faz parcelas para pagar no futuro? Saiba que para cortar gastos desnecessários é preciso ter consciência de seu estilo de vida e padrão de consumo – o comportamento é mais importante do que a matemática.
3 – Não faça “shoppingterapia”
O desejo de comprar é estimulado quando se está frente a vitrines ou vendo promoções online. Portanto, para evitar gastos desnecessários, evite se expor a esse tipo de estímulo, criando o hábito de pesquisar apenas quando for comprar, baseado em uma real necessidade, para fazer pesquisas e conseguir o melhor preço.
4 – Cuidado com cartão de crédito e cheque especial
Muitas pessoas consideram o limite do cartão de crédito e do cheque especial como parte de sua renda, o que é um grande erro. Para evitar gastos desnecessários, tenha consciência de que essas são opções de crédito, ou seja, formas de comprar algo agora e pagar depois com juros. Mantenha o limite do cartão de crédito com valor equivalente, no máximo, a metade de sua renda.
5 – Economize nas contas básicas
Despesas com energia elétrica, água e gás em casa devem sempre ser revistas. Afinal, é possível cortar gastos apenas apagando luzes e desligando a TV quando ninguém estiver usando. Atitudes simples, como fechar a torneira ao escovar os dentes, podem levar a redução de custos nas contas básicas de uma casa.
6 – Vá ao mercado com uma lista
Um erro básico de muitas pessoas é ir ao mercado sem definir com antecedência o que vai comprar. Assim corre o risco de levar algo que já tenha, gerando desperdício, ou de não se atentar ao que realmente precisa, pesquisando os melhores preços. A atitude simples de ir ao mercado com planejamento é muito importante para cortar gastos desnecessários.
7- Se questione antes de comprar
Quem nunca comprou um item que não precisa ou nunca usou, apenas pela empolgação do momento? É preciso colocar os pés no chão antes de fazer qualquer compra, cortando os gastos desnecessários pela raiz. Pergunte-se: “eu realmente preciso?”, “tenho dinheiro para pagar à vista?”, “conseguirei pagar a parcela daqui há três ou seis meses?’
8 – Reveja seus pacotes
Para atrair cada vez mais clientes, empresas de telefonia, TV a cabo e internet costumam oferecer novos planos constantemente. Analise o oferecido por outras empresas, assim poderá negociar ou mesmo trocar. Procurar mais vantagens pelo mesmo ou menor custo é uma das mais eficientes formas de cortar gastos.
9 – Saiba usar seu carro
Ter um carro implica em várias despesas, como pagamento de parcelas, seguros e combustível. Para economizar, saiba que nem sempre é preciso fazer tudo de carro – caminhar é saudável e pode ser econômico. É válido também considerar as vantagens de usar táxi em determinadas ocasiões, tendo economia de tempo e dinheiro.
10 – Tenha sonhos
Qual motivação você tem para cortar gastos desnecessários? Quando se resgata os sonhos, aquilo que realmente deseja conquistar, o consumo imediatista perde a força. Estabeleça pelo menos três sonhos (um de curto, outro de médio e outro de longo prazo), orce seus custos e veja o quanto precisa poupar mensalmente para realizar cada um deles. Assim priorizará aquilo que tem verdadeiro significado em sua vida.
Fonte: Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br)