Da Redação
1 – Quem tem uma autoestima positiva é mais sábio e pacífico.
2 – A autoestima precisa ser cultivada diariamente.
3 – Evite comparações: ficar se comparando com quem quer que seja não o fará se sentir melhor, pois as pessoas são diferentes, possuem necessidades, desejos e históricos de vidas diferentes.
4 – Reconheça seu valor: perceba que seu valor enquanto pessoa não pode e nem deve ser baseado na maneira como foi tratada, ainda que isso tenha durado toda sua vida. Não permita mais ser desrespeitada ou maltratada, seja por quem for.
5 – Valorize sempre suas conquistas e celebre cada uma delas! Pare de supervalorizar o que o outro tem ou faz e desvalorizar as próprias conquistas.
6 – Invista em você: faça uma lista de coisas boas que pode fazer por você! E faça todo dia uma delas. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.
7 – A autoestima é o recurso mais importante de adaptação às mudanças da vida, pois ela é "irmã gêmea" da autoconfiança.
8 – Sua qualidade de vida é reflexo da sua autoestima.
9 – Você não é o única. Boa parte das pessoas tem o mínimo suficiente de autoestima para sobreviver ou baixa autoestima.
10 – A formação da autoestima possui 3 pilares fundamentais: autoaceitação + autoconfiança + autorrespeito = autoestima
Atenção!
Este texto post substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.
Fonte: psicólogos Gilberto Coutinho e Rosemeire Zago e Ângelo Medina (Vya Estelar/Editor)