Da Redação
Um dos equipamentos mais usados nas academias para exercícios aeróbicos é a esteira. Ela é utilizada para corrida e caminhada.
Mas você sabia que é possível otimizar, e muito, o treino na esteira para obter resultados mais eficazes na perda de peso e gordura?
Segundo, o professor de educação física Rubmar Oliveira, o segredo é alternar a velocidade e a inclinação. “O praticante pode aumentar suas chances de sucesso na perda de gordura se variar a velocidade da esteira de maneira controlada. Dessa forma, a energia gasta no exercício será maior e o metabolismo será estimulado, obtendo um resultado de emagrecimento mais eficaz do que se ele tivesse mantido uma única velocidade de caminhada ou corrida”, explica.
Alterne o treino da seguinte forma:
1ª) 5 minutos a uma velocidade moderada e 1 minuto em velocidade acelerada, até completar 40 minutos.
2ª) A velocidade de cada série vai depender do nível de condicionamento de cada pessoa. O importante é que a velocidade maior seja a máxima que o praticante conseguir.
3ª) Para queimar mais calorias na esteira utilize os níveis de inclinação do equipamento. “Se o aluno aumentar a elevação durante a caminhada ou a corrida, vai aumentar em 60% o consumo de calorias. Caso a pessoa não aguente fazer o exercício inteiro com a esteira inclinada, ela pode alternar com o piso reto, trocando a cada 5 minutos”, explica o especialista.
4ª) O ideal é que essas variações sejam implementadas de maneira gradativa para não sobrecarregar os músculos, ligamentos e articulações.
5ª) É essencial que o praticante faça alongamentos regularmente, o que vai facilitar a sua movimentação durante a atividade e ajudar na recuperação pós-treino.
Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de educação física e não se caracteriza como sendo um atendimento.