5 dicas para terminar o relacionamento sem muito sofrimento

A separação é sempre um processo difícil e de sofrimento para as partes do relacionamento, mais para uns e, para outros, menos… É até comum uma das partes não conseguir romper por crer que ama demais a outra pessoa e que não conseguirá ‘viver’ sem ela. Nesse sentido, o ideal é que as pessoas reflitam profundamente para que, se possível, cheguem de forma consensual que a separação é mesmo a melhor alternativa.

Para isso, é necessário uma condição de harmonia, já que a parceria acaba sendo minada pelos desentendimentos.

Continua após publicidade

Quando o relacionamento não vai bem e, ainda assim, uma das partes permanece amando demais, tende a conduzir o processo de forma dura e sofrida, por digerir a possibilidade do término. Forçar uma situação de permanência no relacionamento só vai reforçar os conflitos. Talvez seja uma alternativa recorrer ao famoso dar um tempo. Isso pode ser uma oportunidade para ambos refletirem sobre si e a relação.

Avalie o quanto esse gostar demais é realmente ligado ao relacionamento ou a uma necessidade pessoal. Se o seu par quer a separação será que esse gostar é recíproco? Se não for, o que poderia suprir essa necessidade?

5 dicas para terminar o relacionamento sem muito sofrimento

1. O relacionamento ou o seu par não podem ser mais importantes que você mesmo (a). Pense em como anda a sua autoestima e autoconfiança.

Continua após publicidade

2. Reflita sobre a estrutura do relacionamento como estava e qual é o seu ideal de vida a dois. Convivência, intimidade e afeto estavam a contento?

3. Viver a dois é uma construção e renovação constante e permanente. Como vinham cuidando da parceria? Como andam o empenho e a dedicação entre os dois?

4. A partir do que cada um vive neste período, é possível trazer elementos importantes que favoreçam a tomada de decisão, que pode ser consensual, mesmo que com posições divergentes, fazendo isso com respeito e em consideração ao bom histórico que foi vivido.

Continua após publicidade

5. Procure se tranquilizar, a separação não é algo insuperável. É duro, difícil e sofrido. Com o enfrentamento e superação, há o crescimento e fortalecimento para a busca e vivência de um novo amor.

Acredite, lute, não desista do amor, viva e seja feliz!