6 dicas para controlar a ansiedade da paixão

E-mail enviado por um leitor:

“Gostaria de saber como controlar a ansiedade da paixão. Atualmente estou entrando em um relacionamento, e só podemos nos ver nos finais de semana. Isso gera uma grande tensão em mim, a ansiedade ataca e eu tento controlar e não consigo. Sei que um dos grandes motivos é meu quadro de transtorno de ansiedade diagnosticado recentemente. Por esse motivo, queria saber qual ajuda você poderia me passar, para que eu não ficasse desse modo, tão ansioso, e com insegurança onde não há motivos para tal.”

Continua após publicidade

Resposta: Olá. Espero que você esteja tratando o seu transtorno de ansiedade, isso já é um grande passo para lidar com a rotina do dia a dia, e claro, com as relações amorosas.

No inicio da paixão é comum qualquer pessoa se sentir com o coração acelerado, ter dificuldade com as incertezas do rumo da paixão, dificuldade de lidar com o tempo do outro, ter a necessidade de ser correspondido imediatamente depois do envio de um WhatsApp etc.

É claro que, para quem já tem um grau elevado de ansiedade, isso pode ser ainda mais difícil de lidar porque a ansiedade e a paixão podem se misturar e às vezes fica difícil distinguir o sentimento da ansiedade.

A insegurança é um disparador dos sintomas da ansiedade, e como todo evento novo gera ansiedade (normalmente), vou listar algumas dicas para enfrentá-la:

Continua após publicidade

6 dicas para lidar com a ansiedade na paixão:

1ª – Nem todo mundo responde mensagem automaticamente depois do seu recebimento. A demora da resposta da mensagem não é um atestado do quanto a pessoa está ou não envolvida na relação.

2ª – Por mais que você possa querer que a pessoa esteja tão conectada e apaixonada quanto você, isso é algo que não depende só de você, ou seja, depende do outro e de um monte de outros fatores (emocionais e biológicos) do outro e isso ninguém pode mudar ou controlar.

Continua após publicidade

3ª – Certa vez escutei uma frase que faz todo sentido para mim, e fez sentido para alguns pacientes que é: espera ele(a) sentir saudade.

Veja, não estou dizendo para ninguém sumir do mapa, mas muitas vezes, se estamos muito presentes, não dá tempo do outro perceber sua falta.

4ª –  Como você mesmo disse na pergunta: não há motivo para tal.

5ª – Acredito que a maior dica é: confie no que é concreto e não na sua insegurança. Essa informação vai te ajudar a olhar com clareza sobre a relação. Lembre-se disso sempre! Se não tem motivo para ter insegurança, lembre seu pensamento dessa informação.

6ª – Talvez questionar os pensamentos inseguros, como por exemplo:

– Qual prova real eu tenho disso?

– De alguma forma eu tenho realmente essa informação comprovada?

– Isso é verdade ou minha insegurança (pensamento) está tentando me pregar uma peça?

– Será que o fato de se ver somente nos finais de semana é uma comprovação do quanto o outro está menos apaixonado?

– O(A) outro(a) me disse isso de forma literal? (ex: que não sente que está apaixonado; que não quer se envolver e etc).

Espero ter ajudado, e que melhore do seu quadro de ansiedade. Abraço.

Atenção!

Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.