O que pode dificultar o aprendizado da criança na escola?

por Marta Relvas 

Um aspecto fundamental para o aprendizado é a atenção, função desempenhada por uma estrutura complexa encontrada no tronco encefálico, denominado Formação Reticular. Essa estrutura mantém o córtex em alerta para receber novos estímulos e buscar interpretá-los ou decodificá-los, principalmente os sensoriais que devem ser selecionados. Quando isso não ocorre, deparamo-nos com uma criança diferente das outras, incapaz de começar uma tarefa ou atividade e ir até o fim, possui a impossibilidade de manter-se parada, atrasada nas aquisições motoras e intelectuais, com pouca noção de perigo, presença de impulsividade, entre outras características.
 
Sabe-se que o sucesso da criança na aprendizagem da fala, escrita e leitura dependem do amadurecimento neurofisiológico das células, bem como estruturas emocionais e estímulos sociais. O brincar e as brincadeiras são indissociáveis do uso das diversas formas de linguagem. Afinal, os jogos requerem a comunicação, seja para a compreensão das regras, seja para o relacionamento entre os diferentes participantes.

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A criança aprende a falar naturalmente a linguagem do grupo em que vive. Cabe à escola desenvolver a linguagem oral/formal através de atividades pedagógicas com objetivo de garantir a aprendizagem da leitura e da escrita.

Todas as pessoas têm direito a uma educação de qualidade onde suas necessidades individuais possam ser atendidas e onde elas possam se desenvolver em um ambiente enriquecedor e estimulante de seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social, seja ele regular ou especial.

Dica fundamental

É preciso pensar em todos os alunos enquanto seres em processo de crescimento e desenvolvimento e que vivenciam o ensino-aprendizagem segundo suas diferenças individuais. A proposta da educação inclusiva necessita do consenso dos pais, professores e de gestores, pois todos os alunos estão na condição de educandos, aprendizes de uma escola que deve ser de boa qualidade para todos. A escola necessita estar integrada à sua comunidade.

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Consideração final

Segundo Vygotsky, “todas as funções psicointelectuais superiores aparecem duas vezes no decurso do desenvolvimento da criança: a primeira vez, nas atividades coletivas, nas atividades sociais, ou seja, como funções  interpsíquicas;  a segunda,   nas   atividades   individuais,  como  propriedades internas do pensamento da criança, ou  seja,  como  funções intrapsíquicas”.