Por Margareth dos Reis
E-mail enviado por uma leitora:
“Fiz um ano de casada e não consigo entender o fato de que, desde o primeiro mês de casados, meu marido tem muita preguiça de transar. Ele perdeu a virgindade comigo, então eu não consigo entender. Isso é normal?”
Resposta: Do ponto de vista emocional, não é incomum que na fase de convivência pós-casamento cada um vivencie essa nova realidade de interação a dois, inclusive sexual, de uma forma particular e sem se sentir à vontade para dividir certos sentimentos com o outro lado da relação. Isso pode, então, levar a um afastamento do casal comprometendo todas as experiências compartilhadas. Ou seja, os problemas comuns, especialmente aqueles mais íntimos, passam a ser silenciados por dificuldade de comunicação da dupla.
Dessa forma, que tal vocês escolherem um momento mais descontraído para experimentarem responder a algumas questões um para o outro?
Perguntas para poder criar um clima de intimidade
Para tanto, seguem alguns exemplos de perguntas que podem ajudar vocês a criarem um clima de intimidade:
– O que mudou entre vocês, e como cada um se sente, após o casamento?
– Quais são os fatores estressores que interferem na aproximação do casal e como vocês poderiam se ajudar mutuamente?
– E, ainda, o que cada um pode fazer para melhorar a satisfação na convivência diária incluindo a intimidade sexual?
É preciso diminuir o estado de tensão nesses aspectos para favorecer a descoberta de um ponto de convergência que leve ao prazer conjunto.
Além disso, vale investigar mais cuidadosamente a saúde geral de quem apresenta indisposição constante para que o casal estabeleça um novo começo abalizado em evidências da real situação, tanto física quanto emocional, dos cônjuges.
Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.