Muitos podem pensar que o primeiro ano de casados é viver um conto de fadas ou uma linda história de amor de filme ou uma série da Netflix. Engano pensar assim. Geralmente, é exatamente o inverso que acontece.
No primeiro ano, o casal está se conhecendo verdadeiramente, coabitando no mesmo lugar, dia e noite, dividindo prazeres e obrigações. E a rotina desgastante vai massacrando as emoções de ambos. Dividir encantos e dramas do dia a dia é desgastante e conflitante. Costumo dizer aos casais que atendo ao longo desses quase 20 anos de consultório: viver a dois é uma construção diária desafiadora para ambos.
Resiliência conjugal
É uma etapa que costumo dizer e chamar de “reconhecimento de terreno alheio” e de adaptação de hábitos. Os conflitos na vida a dois são inevitáveis, mas o grande desafio é achar o equilíbrio para lidar com as discussões que surgem e desenvolver cada vez mais a resiliência conjugal. Ou seja, o poder de se reinventar após as crises fazendo com que as brigas se tornem construtivas afetivamente para o casal.
8 dicas para lidar com as brigas no casamento
1. Aposte no treino do diálogo com menos julgamento e mais compreensão.
2. Demonstre com clareza o que lhe incomoda de verdade. Não esconda suas mágoas.
3. Conviver requer tolerância e concessões.
4. Respire fundo quando estiver no meio do conflito para treinar a paciência e a serenidade, controlando a impulsividade.
5. Façam uma lista de momentos e situações afetuosas que viveram e passaram, para acionar no cérebro emoções positivas conjugais.
6. Estabeleçam suas propostas de regras de casal.
7. Conversem sobre a categoria financeira do casal e estabeleçam uma organização própria.
8. Compreendam que a adaptação conjugal será para toda a vida.