A crise que a humanidade está vivendo nesse ano de 2020, nos pede para abraçarmos nossa coragem. Momento de muito aprendizado, de aceitação e paciência. Momento de refletir os verdadeiros valores da vida e desenvolver as virtudes divinas em nós.
Com essa pandemia, está sendo exigido de todos nós uma transformação contínua no mundo exterior e no nosso mundo interior. Nessa transformação surgem medos, desafios, dificuldades.
As pessoas estão com medo, sem esperança e preocupadas com esse vírus, um inimigo invisível. Nunca a humanidade passou por algo tão difícil. O mundo inteiro está enfrentando esse problema. Muitos sem dinheiro, sem emprego, sem saber se terão essa doença que para alguns pode ser mortal.
Estamos sendo forçados a ficar separados de nossos filhos e netos, longe dos amigos e sem a alegria e aconchego dos abraços. Como explicar para a netinha e para as crianças que não podemos beijá-las e, que elas poderiam transmitir algo tão nocivo para seus avós, pais, parentes, professores? Elas ficam atordoadas com essa nova realidade. Precisam de nosso apoio para entender que os abraços, beijos, e aconchego, tão amorosos e calorosos, agora são prejudiciais.
Temos que orar com fé pelos que estão doentes, sozinhos na UTI ou isolados nos quartos sem o consolo e carinho dos familiares. Que possam se curar e terem força interna para vencerem a dor física da doença e as dores da alma.
Isolamento social para um bem maior
Temos que entender que é para o bem maior que estamos fazendo isolamento e essa quarentena é necessária para evitar sofrimento de milhares de pessoas. É um ato de amor e solidariedade manter a distância social uns dos outros.
Precisamos encontrar novas maneiras para suprir a necessidade de nos tocar, de nos abraçar, a necessidade de nos apoiar, de sermos apoiados e de estarmos próximos.
É importante mantermos a conectividade através de mensagens do WhastApp, do Messanger, do Instagram, do Facebook. Em vez de usar as redes sociais para futilidade ou autopromoção, usar para transmitir esperança, apoio e ajudar uns aos outros diariamente. Cada mensagem de Bom dia enviada com carinho e palavras de coragem e fé podem ser um alento e consolo para nossos amigos e parentes.
Todos nós necessitamos cultivar a coragem, a paz interior, orar com devoção, conversar com Deus dentro de nós, nos autoconhecer mais, ter paciência conosco e com os outros e ajudá-los a terem força interior para sustentá-los nessa crise.
Essa conexão com o Ser interior, Deus que habita em nós, nos traz destemor e aquieta a turbulência dos pensamentos e a inquietude do corpo e da mente.
Não estamos vivendo um pesadelo do qual vamos acordar. Temos que enfrentar com responsabilidade a realidade desses momentos.
Temos muito a agradecer aos médicos, enfermeiros, farmacêuticos, todos da área de saúde, e todos os que estão na linha de fogo para proteger e salvar vidas. São
como soldados a nos defender nessa guerra contra o vírus.
Como superar o medo
O medo enfraquece nosso corpo e nossa mente e temos que ser fortes para superarmos e vencermos.
O medo é descrito na Filosofia do Yoga como um dos piores inimigos. Ele destrói nossa paz , nossa alegria, nossos bons relacionamentos e quer nos derrubar. Ele se esconde dentro de nós.
Temos que descobrir que atrás de nossas irritações, das palavras ásperas com nossos cônjuges, filhos, da raiva que explode de repente, das angustias que tiram o sono e tranquilidade do dia, estão os medos da doença, da falta de dinheiro, da apreensão, da desesperança, que ficam escondidos em nossa mente,nos espreitando e nos sufocando.
Temos que rotular nossos medos e encontrá-los em nossa mente para superá-los. E, assim, nos libertar da tirania do medo e da prisão interna que ele provoca e não o deixar fora do controle.
Ao descobrir o ponto fraco de um inimigo podemos vencê-lo. O medo não suporta a Luz das virtudes e temos que entender que os frutos inerentes às virtudes são como joias preciosas dentro de nós, esperando que façamos nossos esforços para desenvolvê-las.
O medo não gosta da bondade, do amor, da compaixão e nem da Luz do Ser interior. As práticas espirituais, o canto dos mantras, os cantos de Louvor ao Senhor, a meditação profunda afastam o medo.
Mantra para dissolver o medo e a preocupação
Eu gosto muito da prática da repetição mental do mantra Om Namah Shivaya, que significa Eu honro Deus que habita em mim. O medo não gosta do poder divino do mantra. Portanto, experimente repetir o mantra mentalmente, muitas e muitas vezes, e permita que a Luz do mantra dissolva seus medos e preocupações. Seja forte. Abrace sua coragem interior.
Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!